[Chile] Julia Chuñil completa cinco meses desaparecida

Cinco meses passaram desde que Julia del Carmen Chuñil Catricura, de 72 anos, presidenta da Comunidade Mapuche de Putreguel e defensora do meio ambiente, foi vista pela última vez por seus próximos, na sexta-feira 8 de novembro de 2024, no prédio florestal Reserva Cora 1-A, em Máfil, Região de Los Ríos.

Exigindo maiores esforços em sua busca, a família e organizações sociais realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (08/04) em frente ao Palácio de La Moneda. Também se realizaram protestos em cidades como Temuco, Valdivia, Concepción, Valparaíso, Puerto Montt, Chillán e Curicó.

“Não é possível que hoje em dia sigam desaparecendo pessoas, mais uma adulta idosa, uma amante da natureza, uma defensora do meio ambiente, amante de seus animais”, expôs Lissette Sánchez, neta da dirigente mapuche.

A busca

A jornada em que se perdeu o rastro, a mulher percebeu o extravio de uns animais e avisou a uma vizinha que iria a uma colina buscá-los. Vestia uma blusa celeste e branca, calça cor bege e sapatos negros.

Saiu acompanhada de seu cão de nome Cholito, um cachorro mestiço, de três meses, cor negro com peito cor branca.

No domingo 10 de novembro, familiares foram até sua casa e a vizinha lhes comentou que não havia regressado. Um de seus filhos seguiu pegadas para encontrá-la, percebendo que havia rastros de rodas de uma caminhoneta.

Após a apresentação de uma denúncia por suposta desgraça por parte de sua família, a promotoria de Los Ríos deu uma ordem de investigar à Brigada de Homicídios da Polícia de Investigações e dispôs trabalhos de busca ao Grupo de Operações Policiais Especiais (GOPE) de Carabineiros.

Seu caso foi mencionado pelo Presidente Gabriel Boric em dezembro do ano passado, em seu discurso por ocasião do Dia dos Direitos Humanos. O Mandatário garantiu então que a busca da mulher não se deteria.

Fonte: agências de notícias

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/08/chile-bloco-anarquista-memoria-e-vinganca-ativa-por-julia-chunil/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/02/05/chile-semana-de-agitacao-chew-muley-julia-chunil-catricura-esta-desaparecida-ha-88-dias/

agência de notícias anarquistas-ana

Na tarde sem sol
folhas secas projetando
sombras em minh’alma.

Teruko Oda

Leave a Reply