[Espanha] GDQ lança música em apoio aos Seis de Zaragoza: “Punk para não esquecer o que não deveria se repetir”

Nesta quarta-feira, 16 de abril, completa-se um ano desde que quatro jovens antifascistas — Imad, Javitxu, Daniel e Adrián — conhecidos como os Seis de Zaragoza, começaram a cumprir pena. Em solidariedade, a banda punk aragonesa Guiñote de Qontaqto (GDQ) lançou a música “A los presos por su nombre”, inspirada nesse caso.

O grupo denuncia as irregularidades do processo, as acusações desproporcionais e o forte viés político do julgamento. Após cinco anos de trâmite judicial, os quatro jovens, cuja única comprovação foi a participação em uma manifestação contra a extrema direita em 2019, foram condenados pelo Supremo Tribunal da Espanha a quatro anos e nove meses de prisão por “desordem pública agravada”, “atentado” e “lesões”.

A canção, disponível no YouTube, Bandcamp e Spotify, é descrita como um grito musical contra a criminalização do protesto e um gesto de solidariedade com aqueles que enfrentam repressão por exercer seu direito à manifestação. Ela incorpora sons de manifestações e declarações, incluindo a celebração da prisão por parte de Alejandro Nolasco, líder do partido de extrema-direita Vox.

O caso gerou uma ampla rede de apoio social em Aragão e outras regiões, destacando o uso do Judiciário para reprimir a dissidência. Mais de 3 mil pessoas marcharam recentemente em Zaragoza exigindo liberdade para os jovens. GDQ pretende, com essa música, amplificar o clamor coletivo por justiça.

Mais informações sobre a campanha: libertad6dezaragoza.info

Fonte: AraInfo

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:


https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/15/espanha-centenas-de-manifestantes-exigem-ao-governo-de-coalizao-a-libertacao-dos-6-de-zaragoza/


https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/02/espanha-marcha-ate-a-prisao-de-zuera-protesto-e-muito-mais/


https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/01/espanha-700-metros-de-solidariedade-com-os-seis-antifascistas-de-zaragoza/


agência de notícias anarquistas-ana

Borboletas brincam
Entre os canteiros de flores
Manhã de Domingo

Luci Tiho Ikari

Leave a Reply