Comunicado:
A convocatória está aberta, recebemos seus documentários até 15 de maio. Este ano, um só tema: Os Protestos Sociais.
Os protestos sociais que acontecem em boa parte do globo nos últimos tempos, dão conta de novas dinâmicas da ação coletiva. Já não são só partidos de esquerda e sindicatos os protagonistas destas ações, senão que outras organizações sociais, grupos de pessoas, ajudadas pelas novas tecnologias da informação, também o são.
A Primavera Árabe, o movimento Occupy em Nova York, os movimentos de indignados e o Trem da Liberdade realizado por feministas em defesa do aborto na Espanha, as manifestações na Grécia, Istambul, na América Latina e Caribe, as manifestações do movimento estudantil pela defesa da educação pública na Colômbia e no Chile, as ações de movimentos indígenas e afros na Bolívia, Peru, Honduras e Guatemala, pela defesa do território frente às multinacionais, as manifestações no Brasil contra a alta na tarifa de transporte, os protestos na República Dominicana contra a desnacionalização de dominicanos e dominicanas de ascendência haitiana, são alguns exemplos, entre muitos outros, que dão conta da variedade de protestos sociais que estão ocorrendo. É necessário analisá-los para poder aprofundar em torno das novas dinâmicas dos movimentos sociais frente aos poderes institucionais do Estado (de direita, centro e inclusive do socialismo do século XXI), frente às multinacionais e as políticas neoliberais.
A “Globale Bogotá” se propõe em sua versão de 2014 um único tema: Os protestos sociais como uma maneira de dar a conhecer como e por que estas ações coletivas irrompem em diferentes cenários e contextos. Para que nos mostrem as resistências e as propostas de mundo que diferentes atores e atrizes sociais levam adiante.
Mais infos:
http://globalebogota.wordpress.com/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Olhar esquivo
corpo ondulante
sonho vivo
Eugénia Tabosa

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!