
Sem feridos no ataque, reivindicado em homenagem aos mártires palestinos e a Kyriakos Ximitiris
Por Kit Dimou
Um extenso manifesto foi publicado no Greek Indymedia reivindicando a responsabilidade pela detonação de uma mochila nas proximidades dos escritórios da Hellenic Trains, principal companhia ferroviária da Grécia, na noite de sexta-feira (12 de abril). Não houve feridos e apenas danos menores foram causados na microexplosão. O desastre ferroviário de Tempi, que deixou 57 mortos, provocou protestos em massa na Grécia no início deste ano, seguidos de distúrbios no aniversário da tragédia.
Segundo a polícia, a mochila explodiu às 21h35, 42 minutos após ligações anônimas para dois veículos de mídia alertarem sobre um artefato que explodiria no local, enfatizando que “não era uma brincadeira”. Embora a polícia tenha declarado que “avaliou o incidente como uma ameaça séria”, esvaziando a área e evacuando o prédio e um hotel próximo, a mochila foi permitida a explodir sem ser examinada pela equipe antibombas chamada ao local. O artefato foi descrito como um “dispositivo improvisado de baixa potência com temporizador”.
Sob o nome “Autodefesa de Classe Revolucionária”, também utilizado na microexplosão contra o Ministério do Trabalho da Grécia em 3 de fevereiro de 2024, o manifesto dedicou ambas as ações “ao povo palestino e à sua resistência heroica”, bem como em homenagem a “Kyriakos Xymitiris e a todos que tombaram lutando no caminho da revolução social”.
O manifesto acusa o governo e a Hellenic Train de encobrirem as verdadeiras causas do desastre ferroviário de Tempi, atribuindo-o a erro humano e utilizando o incidente como pretexto para novas privatizações. Critica o governo por não processar a Hellenic Train e por permitir que a empresa continue operando o sistema ferroviário, assumindo, assim, responsabilidade política pelo desastre.
O texto conclama à continuidade da luta de classes e da organização coletiva, sugerindo que a única forma de alcançar justiça e segurança para os trabalhadores é por meio da ação coletiva e da mudança revolucionária. O documento também manifesta solidariedade com o povo palestino e menciona o agravamento das tensões internacionais, conectando as lutas na Grécia a conflitos globais mais amplos.
Fonte: https://freedomnews.org.uk/2025/04/13/greece-hellenic-train-micro-bombers-protest-cover-up-of-the-crime-in-tempi/
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/03/06/grecia-sexta-feira-28-02-ainda-nao-acabou/
agência de notícias anarquistas-ana
No pensamento
Um esqueleto abandonado –
Arrepios ao vento.
Bashô
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível
UM ÓTIMO TEXTO!