
Hoje, 30 de abril, queremos resgatar da história anarquista essa data marcada como Dia Internacional da Sabotagem. Esse dia, a véspera de 1º de maio, parece ter suas origens nos anos 80 do século passado. Especificamente, começou em 1982 na Holanda: após a abdicação da Rainha Juliana e como resultado da indignação com o que foi considerado um desperdício de dinheiro público, foi feita uma convocação popular para sabotagem, que assumiu a forma de ataques a bancos e outros interesses capitalistas.
No ano seguinte, as ações de sabotagem se repetiram, mas dessa vez se espalharam por mais cidades europeias, tornando-se uma iniciativa internacional. Vale a pena mencionar as cidades de Londres, onde o dia foi vinculado às mobilizações “Stop the City” da época, descritas como “O Carnaval contra a guerra, a opressão e a destruição”. Na Espanha, a introdução desse dia deve ser creditada aos grupos autônomos de Euskal Herria, que chegaram a organizar caravanas de ônibus em apoio às mobilizações em outras partes da Europa.
Reivindicado acima de tudo pelo anarquismo internacionalista e apoiado por outros grupos autônomos, grupos de afinidade e até mesmo por alguns grupos marxistas revolucionários, o Dia Internacional do Sabotagem é uma data que ganhou relevância à medida que o 1º de maio se tornava cada vez mais distorcido e pacificado.
Organizar-se em torno de uma jornada para praticar e disseminar a sabotagem e dificultar o funcionamento da máquina capitalista foi uma tática para aquecer os ânimos e dar visibilidade ao conflito social, que teve seus ecos até o século XXI.
Em um contexto de crescente crise econômica e incipiente organização das classes populares, talvez precisemos recuperar a memória desse dia e, acima de tudo, sua essência de ação ofensiva e direta contra o capitalismo!
Fonte: https://editorialimperdible.com/2025/04/30/30-de-abril-dia-del-sabotage/
agência de notícias anarquistas-ana
em nosso universo
breve, passa, com pressa! e
graça, a borboleta
Issa
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…