[Espanha] A menor biblioteca do mundo

Michel Ende, em seu romance MOMO, nos convida a dar uma olhada em um mundo onde é impossível “perder tempo”. Onde o bar de sempre vira um fast food e o simples contato humano de uma interação é anulado. Parecia loucura, mas nesta Barcelona gentrificada, o pesadelo virou rotina.

A grande conquista da compra d’EL LOKAL, graças ao APOIO MÚTUO, à SOLIDARIEDADE e à AÇÃO DIRETA, é um freio nas lógicas extrativistas da cultura. EL LOKAL, como espaço de encontro, permite conversas intermináveis que tentam mudar o mundo, mas, acima de tudo, convida a brincar, a imaginar. Essa qualidade exclusiva da humanidade que, nestes tempos de IA, parece que estamos entregando às máquinas. Como bons CRONÓPIOS que somos nós, os “lokaleros”, você sempre vai encontrar coisas espalhadas por aí — um martelo (da vez que consertaram aquela prateleira) ou uma camiseta que alguém experimentou e esquecemos de devolver ao lugar.

Talvez seja por isso que não suportamos espaços livres ou vazios desperdiçados. Então imagina a nossa surpresa ao puxar um cartaz velho e encontrar um cubo de dez centímetros de lado na parede — cheio de NADA. Isso não podia ficar assim e, como uma travessura a mais, criamos a menor biblioteca do mundo. Você pode se perguntar: “Mas os livros são funcionais?” E é aí que respondemos: sim e não. Dá pra abri-los, e mesmo que as páginas estejam em branco, isso é só uma pequena armadilha que preparamos pra você exercitar sua imaginação.

Pense nas crianças que ainda não sabem ler, mas abrem um livro ao acaso e contam a melhor das histórias. E é aí que a gente fala sobre brincar. Nem tudo precisa ter uma finalidade ou ser feito na correria, como dizia Michel Ende no seu romance. E você, já veio conhecer a menor biblioteca do mundo?

ellokal.org

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/10/29/espanha-comunicado-final-da-campanha-o-el-lokal-vai-ficar-em-raval/

agência de notícias anarquistas-ana

Crisântemos brancos –
Tudo ao redor também
É graça e beleza.

Chora

Leave a Reply