[Belém-PA] Nossa proposta inicial por uma anti-COP30 libertária na Amazônia

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LIBERTÁRIO E REVOLUCIONÁRIO CONTRA A COP30
 
Introdução


A COP30, prevista para ocorrer em Belém (PA) em novembro de 2025, é apresentada como um marco da diplomacia climática. No entanto, por trás do discurso oficial, o evento serve para reforçar a lógica do capital verde, do extrativismo, da militarização e da gentrificação. Este plano tem como objetivo articular uma resposta autônoma, libertária e revolucionária, centrada na resistência popular e na construção de alternativas radicais.

A resistência à COP30 é uma oportunidade histórica de rechaçar a farsa da solução climática capitalista e fortalecer um horizonte de autonomia, cuidado e insurreição. O momento é de articulação, coragem e imaginação radical. Que Belém seja também o território da desobediência criadora e de renovação libertária para nossa Anti-COP30.

Análise de Conjuntura

A COP30 serve como vitrine para governos e corporações disfarçarem sua responsabilidade pela destruição ambiental.
Belém vive um processo de “higienização urbana”, expulsando populações pobres, militarizando espaços e favorecendo especulação imobiliária.
Povos tradicionais seguem marginalizados nas decisões sobre seus territórios.

>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:

https://cclamazonia.noblogs.org/post/2025/05/21/nossa-proposta-inicial-por-uma-anti-cop30-libertaria-na-amazonia/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/05/09/comunicado-1a-jornada-internacional-anarquista-da-amazonia-brasil-jornadas-anti-cop/

agência de notícias anarquistas-ana

Joaninha caminha
no braço da menina.
Olhar encantado.

Renata Paccola

Leave a Reply