
Continua o Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, com este já será a décima sétima edição, desde seu início em 2008. Permanecemos com a ideia de construir um espaço de ação e teoria que, pouco a pouco, foi se consolidando dentro da rede anual de feiras do livro que se organizam em diferentes lugares.
Os dias programados para esta edição: sexta-feira, 8, e sábado, 9 de agosto.
Agradecemos resposta se tens intenção de participar, tanto para poder calcular as mesas para montar, assim como calcular os almoços e jantares e inclusive possível lugar de alojamento.
Sexta-feira, 8 de agosto: Passeio Libertário às 19h30 em Zamora.
Será um percurso ameno, por lugares emblemáticos do movimento libertário histórico zamorano.
Confirma tua participação mandando um correio a: encuentrosalamanca@gmail.com
Sábado, 9 de agosto: Plaza de Barcelona (frente à estação de trem) – Salamanca
Às 11h00 início da feira de livros, fanzines, jornais, revistas…
Programação ainda por fechar. No momento, podemos informar que será um ano carregado de mobilizações e experiências de auto-organização relacionadas com a moradia. Enfrentamos um momento incerto e emocionante, onde a ideia da greve de aluguéis irrompeu com força entre os coletivos de inquilinas .
Mas, o que é uma greve de aluguéis e como se faz? Quem faz uma greve de aluguéis e com que objetivo? Que outras greves acompanham as inquilinas?
Devemos abrir o debate e para isso é fundamental atualizar experiências como a greve de aluguéis de 1931 que, apesar das diferenças de contexto e momento histórico, podem nos ajudar a pensar as lutas do sindicalismo social e revolucionário no presente.
Manel Aisa, autor de “La huelga de alquileres y el comité de defensa econômica”, nos contará o que nos distancia e o que nos aproxima daquelas lutas.
Também, no norte de Portugal, especificamente em Covas do Barroso (Boticas), existe uma forte resistência contra a mineração de lítio, em relação com o projeto da mina de Barroso de Savannah Resources Plc, que poderia ser a maior mina de lítio da Europa ocidental. A população local se organizou através de reuniões, manifestações e ações diretas como bloqueios para opor-se à mineração, apesar das promessas da empresa de criar empregos. A situação se estende a mais entornos e contaremos com pessoas do norte de Portugal, que nos exporão esta situação e o dia a dia.
Em breve, mais detalhes.
Para mais informação: www.encuentrosalamanca.blogspot.com
Todas as atividades serão na Plaza de Barcelona, realizando-se todas ao ar livre e com sombra.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Um alegre toque
na fria tarde do bosque —
Flores de ipê roxo.
Alberto Murata
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível
UM ÓTIMO TEXTO!
COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!
ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!