
Em 9 de julho, Lino Rubio Mayo, juiz chefe do Tribunal Penal nº 1 de Xixón, emitiu uma ordem de prisão imediata para as seis sindicalistas (cinco mulheres e um homem) da CNT que participaram do conflito trabalhista com a confeitaria La Suiza, pela qual foram condenadas a três anos e meio de prisão, além de pagar multas pesadas e uma responsabilidade civil muito alta.
Diante da ordem de prisão emitida pelo juiz, as sindicalistas se apresentaram voluntariamente na prisão de Villabona (Centro Penitenciário de Astúrias) e tramitaram sua admissão. Elas têm anos de sentença pela frente, a menos que o governo decida indultá-las.
O caso começou quando uma trabalhadora, que agora é uma das condenadas, foi até o sindicato CNT Xixon para denunciar os abusos que estava sofrendo no trabalho. Diante da recusa do empregador, a CNT organizou protestos de rua que levaram a uma onda de repressão contra os participantes e terminaram com uma sentença que soma 21 anos de prisão.
A condenação é uma afronta aos direitos fundamentais da classe trabalhadora e criminaliza ações tão comuns quanto desfraldar uma faixa e distribuir panfletos.
#6DeLaSuiza #HacerSindicalismoNoEsDelito
#NoEstaisSolas #RespondemosUnidas #ParemosLaRepresión
6 DE LA SUIZA LIBERDADE!
FAZER SINDICALISMO NÃO É DELITO
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/02/espanha-mais-de-8-000-pessoas-abracam-as-6-da-la-suiza-em-xixon-contra-uma-alianca-retrograda-de-poderes-policiais-judiciais-empresariais-e-midiaticos/
agência de notícias anarquistas-ana
Sozinho na casa.
Lá fora o canto das cigarras.
Ah se não fossem elas…
Anibal Beça
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!