[Chile] Chamado para um Agosto Negro em memória dxs companheirxs Lupi, Tortuga e Belén

Há quase um ano, a morte levou deste plano três valentes guerreirxs, com dias de diferença, cada umx com suas particularidades, experiências e contribuições para a luta antiautoritária, tendo em comum entre elxs o trânsito na ofensiva ilegalista contra o mundo do poder e seus cúmplices.

A nossos afins, aos anônimos insurgentes onde quer que estejam, àqueles que, através de ideias e práticas antagônicas ao poder, continuam contra todo canto de derrota. Este é um chamado para se encontrar com xs companheirxs por meio de suas contribuições, escritos e ações. É um convite para conhecê-lxs, reconhecê-lxs e dialogar através da ação.

Não há dúvida de que há dor, frustração e raiva após suas partidas — como tantxs outrxs companheirxs — mas aprender desses sentimentos, mergulhar neles para seguir no caminho do confronto, é vital. E é nesse caminho escolhido que xs companheirxs continuarão a ser impulsos que desafiam a autoridade, a construir novas formas de nos relacionarmos e a viver como desejamos aqui e agora.

A luta anárquica e outras tendências revolucionárias conhecem bem os golpes, e, embora nestes casos xs companheirxs não tenham partido no próprio confronto, isso nos desafia a multiplicar suas histórias, impregnadas de coragem e determinação, de atos concretos que poucos se atrevem a trilhar — e isso sempre será digno de ser resgatado e propagado.

Às portas de agosto, um ano após a partida física de Luciano Balboa “Lupi”, Luciano Pitronello “Tortuga” e Belén Navarrete, nosso chamado é para tingir o mês de negro, com ação e propaganda, com o que tivermos em mãos. Que a memória anárquica — que não reconhece ídolos nem mártires — se reafirme em nossos espaços e nas ruas, com amor e ímpeto.

Sozinhx ou acompanhadx, com seus afins e cúmplices, faça sua contribuição, deixe sua marca, aja como achar correto. O tempo é agora, e não faltam razões para continuar expandindo a ideia e os fatos.

POR UM AGOSTO NEGRO!
LUPI, TORTUGA E BELÉN PRESENTES NO CAOS E NA ANARQUIA!
NADA ACABOU, TUDO CONTINUA!

Fonte: https://es-contrainfo.espiv.net/2025/07/11/estado-chileno-llamado-a-un-agosto-negro-en-memoria-de-lxs-companerxs-lupi-tortuga-y-belen-es-en/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

nuvens brancas
passam
em brancas nuvens

Paulo Leminski

Leave a Reply