[Alemanha] Breve relato da manifestação de solidariedade a Maja em Leipzig

Em 14 de julho de 2025, convocamos uma manifestação por Maja – presa em Budapeste e em greve de fome há 40 dias. Na manhã de 14 de julho, foi anunciado que Maja havia encerrado sua greve de fome; a manifestação foi realizada mesmo assim. As reservas físicas de Maja estão esgotadas, o que significa que seus órgãos podem sofrer danos irreversíveis devido à privação de nutrientes. Maja já sofre de graves problemas cardíacos.
 
No entanto, as reivindicações de Maja ainda não foram atendidas! No fim de semana, o Ministro das Relações Exteriores Wadephul, da CDU, declarou que esforços estão sendo feitos para melhorar as condições prisionais de Maja. Mas isso não basta. Resultados são necessários, e urgentes! Foi o desespero que forçou Maja a tomar essa medida drástica. As condições prisionais de Maja eram e continuam sendo insuportáveis.
 
Estimamos que aproximadamente 1.000 pessoas responderam ao nosso chamado para uma manifestação em solidariedade a Maja (a polícia estima que foram 850). A manifestação transcorreu sem incidentes graves. Durante todo o protesto, houve um apoio constante e efusivo à causa de Maja, e vários fogos de artifício foram disparados. Após o término da manifestação, alguns companheiros e companheiras decidiram continuar por conta própria e marcharam pelo bairro em uma manifestação espontânea.
 
A manifestação começou com um comício na Felsenkeller, incluindo uma apresentação do BASC [1] descrevendo a situação atual de Maja. De lá, a marcha continuou pela Karl-Heine-Straße, Merseburger Straße, Enderststraße, Lützner Straße e Josephstraße, retornando à Karl-Heine-Straße. A manifestação terminou em Jahrtausendfeld. Um comício improvisado foi realizado na esquina da Karl-Heine-Straße com a Merseburger Straße, onde a declaração de Maja sobre o fim da greve de fome [2] foi lida novamente.
 
A manifestação foi pacífica e a polícia permaneceu sob controle apesar dos disparos pirotécnicos.
 
A greve de fome de Maja pode ter acabado, mas as péssimas condições da prisão não! Mantenha-se informado, participe de ações ou tome você mesmo uma atitude!
 
Maja, não nos esquecemos de você!
Liberte Maja!
 
Após a manifestação, foi lançado um vídeo com algumas impressões. O vídeo pode ser assistido aqui: https://vimeo.com/1101802501?share=copy
 
alea • antifascista e autônoma
 
Leipzig, julho de 2025
 
alea-le.org
 
Uma última observação: a manifestação foi um exemplo poderoso de mobilização autônoma. Não se trata de mostrar quem somos, mas sim o que podemos fazer. Muitos grupos simplesmente se envolveram sem se preocupar em ter uma boa imagem coletiva. Consideramos a manifestação um sucesso — não o nosso sucesso, mas um sucesso coletivo e autônomo, que se deveu principalmente ao fato de muitas pessoas quererem apoiar a luta de Maja.
 
[1] https://www.basc.news/maja-hat-den-hungerstreik-beendet-wir-kaempfen-weiter/
[2] https://www.basc.news/majas-erklaerung-zur-beendigung-des-hungerstreiks/
 
Conteúdo relacionado:
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/16/alemanha-maja-encerra-a-greve-de-fome/
 
Agência de notícias anarquistas-ana
 
Flutua na água suja
e enfeita o lodoso rio —
Aguapé florido.
 
Mario Otsuka

Leave a Reply