[Alemanha] Ação Direta: ativistas contra o genocídio atacam escritórios de associação de seguros em Berlim

Berlim, 20 de julho de 2025

• “SEGUROS, SUA CUMPLICIDADE ESTÁ NO SEU DINHEIRO”

• ATIVISTAS CONTRA O GENOCÍDIO ATACAM OS ESCRITÓRIOS DA ASSOCIAÇÃO DE SEGUROS EM BERLIM DURANTE A NOITE

Nesta noite, cobrimos com tinta vermelha como sangue os escritórios da Associação Geral de Seguradoras Alemãs, na Leipziger Strasse, em Berlim. Deixamos mensagens nas paredes do edifício denunciando o papel que as seguradoras alemãs desempenham no atual genocídio na Palestina. A ação faz parte de uma campanha internacional que visa pressionar a Allianz a encerrar seu apoio à Elbit Systems, a maior empresa de armamentos de Israel. No fim de semana, diversos grupos independentes atacaram prédios pertencentes a companhias de seguros por toda a cidade.

A Associação Alemã de Seguros representa os interesses de toda a indústria de seguros da Alemanha, o segundo maior mercado de seguros da União Europeia, com um fluxo de mais de 240 bilhões de euros em 2024. Um mercado alimentado por apelos à militarização, por crimes de guerra e genocídio. O mais recente relatório da Relatora Especial da ONU, Francesca Albanese, destacou que a seguradora alemã Allianz comprou US$ 960 milhões em títulos do Tesouro israelense, contribuindo diretamente para o orçamento militar da ocupação.

A Allianz detém pelo menos US$ 7,3 bilhões em empresas listadas no relatório da ONU sobre a economia do genocídio. Suas apólices de seguro cobrem os riscos que outras empresas assumem ao operar nos territórios palestinos ocupados, viabilizando assim abusos de direitos humanos e um ambiente operacional “sem risco”. Além disso, a Allianz é uma importante investidora institucional da Elbit Systems e fornece os seguros necessários para que a fabricante de armas opere na Europa e no Reino Unido. A Elbit Systems é a maior fabricante de armamentos de Israel e produz armas comercializadas como “testadas em combate” contra o povo palestino. Ela fornece 85% da frota de drones militares de Israel e equipamentos terrestres.

“Enquanto palestinos estão sendo bombardeados, famintos e assassinados em pontos de distribuição de alimentos, nenhuma pessoa de consciência pode ignorar seu sofrimento e seu direito à liberdade da ocupação”, declarou uma porta-voz do nosso grupo. “As armas da Elbit foram repetidamente usadas contra civis palestinos. Em menos de dois anos, Israel assassinou centenas de milhares de palestinos, bombardeou hospitais e destruiu todo tipo de infraestrutura civil, incluindo escolas, sistemas de água e energia. Por toda a Europa, nossa mensagem para as companhias de seguro é clara: é hora de parar de lucrar com assassinatos em massa. Abandonem a Elbit. Abandonem a economia do genocídio. Não vamos parar até que vocês parem.”

Um grupo anônimo de ativistas

Fonte: https://kontrapolis.info/16171/

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

A utopia é fruta
que amadurece nas mãos
dos que ousam colher.

Liberto Herrera

Leave a Reply