
O anarquista e ativista antiguerra Dmitry Osyagin, de Kazan, foi condenado a 15 anos de prisão por incendiar um prédio do tribunal. Ele foi acusado com base em três artigos: incitação ao “extremismo”, “terrorismo” e prática de “ato terrorista”.
Segundo os investigadores, em fevereiro de 2023, Dmitry incendiou o prédio do tribunal no distrito de Privolzhsky, em Kazan. O tribunal ficava no térreo de um prédio residencial. Conforme relatado pela mídia, o incêndio danificou apenas o canto da moldura de uma janela e foi rapidamente extinto. Inicialmente, o caso foi aberto sob o artigo de danos à propriedade, mas depois foi reclassificado como “ato terrorista”.
Além do incêndio criminoso, Osyagin foi acusado de fazer 17 postagens incitando a violência contra autoridades governamentais, incluindo o presidente da Rússia, e 27 postagens que, segundo os investigadores, continham retórica terrorista.
O comunicado do tribunal à imprensa observa que Osyagin se opôs à invasão da Ucrânia e era supostamente membro do grupo anarquista “Organização Anarco-Comunista de Combate” (BOAK), que assumiu a responsabilidade por ações de sabotagem em ferrovias e apoia militantes anarquistas. No entanto, os camaradas da BOAK não confirmam a filiação de Osyagin, afirmando:
“Embora orgulhosamente chamemos o militante preso de camarada e pessoa com ideias semelhantes, não podemos explicar por que a mídia estatal o chama de membro da BOAK. Há duas possibilidades: ou ele realmente estava em contato conosco e agia como célula individual autônoma da Organização — não coletamos informações sobre participantes autônomos e, portanto, é difícil identificá-lo com precisão — ou o FSB, os promotores e o tribunal atribuíram falsamente a ele a filiação à BOAK para garantir a sentença mais longa possível.“
Após a prisão, em 2023, Osyagin foi adicionado à “lista de terroristas e extremistas” da Rosfinmonitoring. Agora, além de 15 anos de prisão, o tribunal o proibiu de manejar qualquer recursos online por 4 anos após sua libertação.
A sentença foi proferida pelo juiz Alexander Raitskiy, do Tribunal Militar do Distrito Central, em 18 de junho de 2025. Osyagin está detido no Centro de Detenção No. 5 (SIZO-5) de Yekaterinburg.
Dmitry é uma pessoa versátil. Antes da prisão, trabalhava com paisagismo e construção de fontes. É interessado em tecnologia, TI, mineração de criptomoedas, videogames, história e literatura fantástica.
Se quiser escrever uma carta para Dmitry, escreva. Ele precisa do seu apoio agora mais do que nunca.
Endereço para correspondência:
Osyagin Dmitry Vladimirovich, 08.12.1987
SIZO-5, Elizavetinskoe Highway, 19,
620024, Yekaterinburg, Rússia
As cartas precisam ser escritas em russo. Você pode usar ferramentas de tradução online.
Na foto: Tribunal distrital de Privolzhk, em Kazan, após ataque incendiário.
Cruz Negra Anarquista Moscou
Tradução > CF Puig
agência de notícias anarquistas-ana
Na noite de inverno
o frio não é só no corpo:
as tábuas estalam.
Anibal Beça
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!
segue a página: https://urupia.wordpress.com/
Como ter contato com a comuna?