
Nesta semana, de volta às aulas, duas escolas particulares de Caen, França, que oferecem a opção “aula de defesa”, receberam uma visita.
A imprensa local noticiou pichações anarquistas na Institution Sainte-Marie, descobertas na manhã de segunda-feira (01/09), dia do retorno às aulas. Na fachada da escola (ensino fundamental e médio) podia-se ler as inscrições “Não às aulas de defesa” e “Nem deus nem mestre”. Mais adiante, na rua, também estava escrito “Abaixo todas as forças armadas”.
Outra instituição privada recebeu uma visita durante a semana, a Institution Saint-Joseph (jardim de infância, ensino fundamental e médio), que também oferece a opção “aula de defesa”, tendo sua fachada coberta com inscrições como “Não às aulas de defesa”, “Guerra à guerra” e “Nem deus nem mestre”. Desde o início do ano letivo de 2025, os alunos do ensino médio podem seguir um curso de “defesa” em uma turma de 29 alunos do 3º ano, em parceria com o exército francês.
O dispositivo pedagógico “classe de defesa” foi implementado pelo trinômio acadêmico composto pelo Ministério da Educação, as Forças Armadas e o Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional (Institut des Hautes Études de Défense National, IHEDN). Por iniciativa de uma instituição escolar, esse projeto permite que turmas do ensino fundamental e médio sejam patrocinadas por uma entidade do Ministério das Forças Armadas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do espírito e do engajamento cidadão por meio de diversas ações: intercâmbios, atividades, encontros.”
Essas aulas de “defesa e segurança global” (Défense et de Sécurité Globales, CDSG) são uma iniciativa do Estado de promover as forças de segurança entre os jovens. Na falta de restabelecer o serviço militar obrigatório ou ampliar o Serviço Nacional Universal (SNU), o Estado militariza as consciências, desde o ensino fundamental, com a multiplicação dessas aulas. Ao longo do ano, os alunos, cuja turma é patrocinada por um órgão do exército, são levados a encontrar militares, visitar instalações e integrar valores nacionais. Uma preparação ideológica de escolha para levar esses jovens a optar por ingressar no exército logo após o ensino fundamental ou médio.
Havia, na França, mais de 1.000 turmas desse tipo no primeiro trimestre de 2025. De acordo com o Ministério da Educação Nacional, “as CDSG são uma prioridade ministerial, cujo objetivo é, em curto prazo, dobrar o número e cobrir todo o território nacional”.
Em Caen, não são só os padres quem insere essa formação patriótica. O colégio Jean Monod também oferece a opção de aula de defesa aos seus alunos do 3º ano: “Esse projeto consiste em momentos de encontro e intercâmbio entre os alunos e os parceiros externos. Essa parceria pode ser feita com uma unidade militar (regimento do exército, base aérea ou naval, navio de guerra…), uma unidade da polícia militar (gendarmerie) ou ainda um agente de segurança (polícia civil, bombeiros, defesa civil, alfândega…). Este ano, os alunos do 3º ano trabalharam com a Escola Militar de Saumur e visitaram Saumur. Eles também mantiveram contato com o Quartier Lorges de Caen. No final do ano letivo, os alunos do 3º ano, que quisessem, visitaram todas as turmas do 4º ano para apresentar a “classe de defesa” aos seus colegas. A opção é oferecida a um grupo de 24 alunos de todas as turmas do 3º ano, e os alunos que participam se comprometem a frequentá-la durante todo o ano letivo. Além disso, como todas as opções, ela “rende” 10 pontos a mais no Brevet des Collèges (certificado de conclusão do ensino fundamental) se o aluno for “Aprovado” e 20 pontos se for “Aprovado com distinção”.
Fonte: https://trognon.info/Deux-ecoles-privees-caennaisses-visees-par-des-tags-anti-militaristes-et-708
Tradução > CF Puig
agência de notícias anarquistas-ana
Viagem de anciões,
Cabelos brancos, bastões
– visita aos túmulos.
Matsuo Bashô
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!
segue a página: https://urupia.wordpress.com/