
A Força Aérea Brasileira (FAB) oficializou a intenção de adquirir 11 helicópteros militares Black Hawk por meio de um acordo direto com o governo dos Estados Unidos, sem processo de licitação. A negociação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20/10), prevê a compra por cerca de 229 milhões de dólares (equivalente a R$ 1,2 bilhão).
As aeronaves serão adquiridas por meio do programa Blackhawk Exchange Sales Team, coordenado pelo Exército norte-americano, que permite a venda de equipamentos usados para países aliados estratégicos. O modelo de negociação costuma oferecer preços mais baixos do que os praticados no mercado internacional.
Além dos helicópteros, o Brasil também avançou na compra de 24 radares BRIFD G5000H, tecnologia que melhora a capacidade de identificação de alvos e mapeamento em missões complexas, como combate e resgate.
A movimentação ocorre dias antes de um possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos EUA Donald Trump.
A participação do Brasil no programa norte-americano havia sido colocada em dúvida devido a recentes tensões políticas, mas a negociação sinaliza manutenção da confiança entre os governos.
Fonte: agências de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
são flores silvestres
o sol segue a trilha mínima
o orvalho cintila
Ricardo Akira Kokado
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.