[Portugal] Jornal MAPA 47 nas ruas

A edição 47 do Jornal MAPA destaca na sua capa (ilustrada por Inês Pucarinho) a resposta popular e auto-organizada perante os incêndios do verão passado, assim como a urgência de uma nova paisagem florestal. Nesse âmbito, damos conta da história política e ambiental dos incêndios em Portugal e do que era outrora o papel do uso do fogo nas nossas serras. Mas outras matérias se destacam na última edição trimestral do MAPA: o anticiganismo patente de Norte a Sul no acesso à habitação, uma questão que faz ponte com a memória da periferia de Lisboa contada nas visitas guiadas de Noz Storia. Depois, duas entrevistas que são incríveis testemunhos de vida: José Paulo Viana recorda a sua participação nas Brigadas Revolucionárias e na luta contra a ditadura; Luís Mendão revela-nos o seu percurso pessoal e como surgiu o Grupo de Ativistas em Tratamento nas lutas por uma saúde comunitária.

E outro tanto há para ler neste MAPA: da atualidade da revolta na Sérvia à memória de Mário Castelhano ou ao refletir sobre a urgência de se passar da Internet para a rua, passando pelas propostas de um anarquismo social na vizinha Galiza. Para lá de diversas recensões a livros vários, terminamos esta edição celebrando a continuidade do espaço da Disgraça em Lisboa!

E desta vez não são apenas as habituais 40 páginas. Acompanha-as um novo suplemento em papel das Outras Economias, uma publicação digital sobre economia e alternativas económicas editada pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral – CIDAC.

Já o vosso apoio continua a ser crucial. Precisamos de mais assinantes! Um gesto solidário e simples que pode ser feito no formulário em jornalmapa.pt.

agência de notícias anarquistas-ana

Burocracia: teia
de aranha morta—o povo
varre com a risada.

Liberto Herrera

Leave a Reply