
O ex-preso político e anarquista Ilya Romanov precisa de nossa ajuda. Após 20 anos de prisão na Ucrânia e na Rússia, um derrame e várias cirurgias, ele permanece gravemente debilitado, mas se recusa a desistir. Ilya continua pintando, mantendo contato com amigos e preservando sua mente afiada e seu senso de humor.
Atualmente, Ilya vive com um cuidador em tempo integral. Sua ex-esposa, Larisa Romanova, ativista de direitos humanos e também presa política no caso NRA, o ajuda à distância, arcando com custos de cuidados, alimentação e medicamentos. No entanto, os recursos são insuficientes até mesmo para necessidades básicas, como tratamentos anuais, alimentação e o salário do cuidador.
Larisa escreve (publicação no Facebook):
“O estado de saúde de Ilya está estável. Em janeiro–fevereiro deste ano, ele passou por um excelente curso anual de reabilitação no NPRC, na Rua Abramtsevskaya. Um imenso agradecimento a todos que ajudaram a tornar isso possível! O problema agora é que minha família e eu, que damos apoio a Ilya, não temos dinheiro suficiente nem para o essencial. A renda e a pensão continuam as mesmas, enquanto os preços não param de subir. Além disso, estou morando fora da Rússia há mais de um ano e, embora eu trabalhe, adaptar-me a um novo país torna tudo bem mais difícil.“
Quem é Ilya Romanov
O nome Ilya Romanov é bem conhecido por quem acompanha a história do movimento anarquista na Rússia e no espaço pós-soviético. Desde o final dos anos 1980, ele organizou círculos anarquistas em Nizhny Novgorod, participou dos movimentos de ocupação e ecológico, deu palestras, publicou o jornal Solntse (O Sol) e apoiou presos políticos.
Em 2002, Ilya foi preso na Ucrânia sob um processo fabricado pelo SBU, o chamado “Caso Odessa”. Após 10 anos de prisão e uma decisão da Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH) reconhecendo as violações da Ucrânia, ele retornou à Rússia, onde foi novamente preso. O motivo: a explosão de uns fogos de artifício, que investigadores classificaram como “preparação de um ato terrorista”.
Em 2015, Ilya foi condenado a 9 anos de prisão, e mais tarde recebeu outra pena de 5,5 anos por “promoção do terrorismo”, devido a publicações online feitas em seu nome enquanto já estava preso.
Em 2019, enquanto estava em uma cela disciplinar, Ilya sofreu um derrame e entrou em coma. Foi libertado apenas após apelos de advogados e ativistas de direitos humanos à CEDH. Desde então, vive com graves sequelas, paralisia do lado direito e amputação de uma mão, mas continua extraordinariamente resiliente e ativo. Por exemplo, aprendeu a pintar utilizando uma prótese mecânica.
Como ajudar
Hoje, Ilya precisa de assistência financeira para viver uma vida o mais plena possível.
Cada contribuição não é apenas ajuda a uma pessoa, mas um ato de solidariedade com alguém que permaneceu fiel aos ideais de liberdade e igualdade por toda a vida, que lutou em múltiplas frentes de resistência, suportou tortura, longos anos de prisão e sacrificou a própria saúde por suas convicções.
Transferência em rublos: 4377 7278 0034 6913 (T-Bank)
PayPal: firesoffreedom@protonmail.com (marcar “for Romanov”)
Criptomoedas:
– Bitcoin: bc1qx63u6p0tlqd40hpcgeln7sksy2hgm0gekgpw8s
– Ethereum: 0xE8A926f292272391707ed1A7b55Db1466F0c0993
– Litecoin: LVxHRweSkkwkNHxY432U2swpEUAMWupsrP
– USDT (ERC20): 0xE8A926f292272391707ed1A7b55Db1466F0c0993
– Monero: 47AqYo1kkbWYeypvDTrNtcBAKPJaHXRNjQsdRhrBm6SNVffeRLfadrqXoQ2FHgPiud6T3vLB5VjS2QKJM9MnZVJJJ8cV9tw
Se enviar criptomoeda para apoiar Ilya Romanov, envie um e-mail para firesoffreedom@protonmail.com confirmando sua doação.
Anarchist Black Cross de Moscou
Fonte: https://avtonom.org/en/news/support-legendary-anarchist-ilya-romanov
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/20/russia-ilya-romanov-esta-livre/
agência de notícias anarquistas-ana
Seu olhar segue
o voo do pássaro –
será que desce?
Eugénia Tabosa
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.