Donos da JBS, petroleiras e mineradoras estão entre os convidados do governo Lula na COP30

Por Leandro Prazeres | 12/11/2025

Executivos de empresas do petróleo, mineração e agronegócio receberam, após indicação do governo brasileiro, credenciais para ter acesso à chamada zona azul da COP30, onde ocorrem as negociações climáticas da conferência que discute o futuro do clima no planeta.

Entre os executivos estão os irmãos Joesley e Wesley Batista, da JBS, maior produtora mundial de proteína animal. Também há representantes de petroleiras como a Petrobras e Exxon Mobil, e de mineradoras como a Vale e a Samarco.

A informação sobre o credenciamento destes executivos consta de uma lista divulgada pela Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCC) à qual a BBC News Brasil teve acesso.

Embora nem todas as reuniões da conferência sejam abertas, o acesso à zona azul permite o contato com diplomatas, políticos, negociadores climáticos e ativistas.

Os irmãos Batista e outros executivos da indústria do petróleo e mineração aparecem em uma tabela em que constam como host country guest, termo em inglês para designar “convidado do país anfitrião”.

Essa lista tem 1.076 nomes e também inclui ambientalistas, cientistas e lideranças de organizações não-governamentais. Ao todo, a delegação do Brasil (incluindo funcionários do governo) tem 3.085 pessoas.

Ambientalistas ouvidos pela BBC News Brasil apontam que a presença de executivos de empresas vinculadas a setores como o agronegócio, mineração e petróleo nos espaços destinados às negociações climáticas é resultado do poder político e econômico que elas têm no país e no mundo.

Procurado, o governo federal enviou uma nota informando que “está comprometido em garantir que a COP30 reflita a pluralidade da sociedade brasileira” e que a conferência vai contar com a “presença de diferentes setores da sociedade civil e do empresariado”.

>> Leia o texto na íntegra aqui:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce8gk461ey8o

agência de notícias anarquistas-ana

Riacho de pedras
rua dos peixes
rastros de platina.

Yeda Prates Bernis

Leave a Reply