[Canadá] Ativistas roubam US$ 3.000 em alimentos de um supermercado para redistribuí-los gratuitamente

Um grupo chamado “Robins des ruelles” reivindicou o roubo de milhares de dólares em alimentos, ocorrido em 15 de dezembro em um supermercado Metro na rua Laurier, em Montreal.

O grupo autônomo e anônimo divulgou imagens de pessoas vestidas de Papai Noel e duendes em um supermercado no bairro de Plateau-Mont-Royal.

Os “Robins des ruelles” também publicaram uma foto dos alimentos em sacolas de Natal, sob a árvore da praça Valois, com um cartaz indicando “O Natal é caro!” e “comida de graça”.

O restante teria sido distribuído nas “inúmeras geladeiras comunitárias da cidade”, de acordo com um comunicado publicado pela conta do Instagram “Les Soulèvements du Fleuve”, que compartilha as ações de grupos autônomos.

As autoridades confirmaram que um furto em loja envolvendo várias pessoas mascaradas e fantasiadas ocorreu no dia 15 de dezembro às 21h40 em um hipermercado na rua Laurier. Os indivíduos teriam saído do estabelecimento com os alimentos sem pagar. Não houve feridos nem prisões.

“Eles são os bandidos”

Em um comunicado, os “Robins des ruelles” explicam suas motivações por trás da ação direta que chamaram de “la grande guignolée”.

“Trabalhamos cada vez mais, apenas para poder comprar o que comer em redes de supermercados que se aproveitam da inflação para obter lucros recordes”, pode-se ler no comunicado.

“Não há outra maneira de dizer: um punhado de empresas mantém nossas necessidades vitais como reféns. Elas continuam sufocando a população, para sugar o máximo de dinheiro possível. Para nós, isso é roubo e eles são os bandidos”, afirmam os “Robins des ruelles”.

Eles consideram esses roubos como “um apelo para nos organizarmos juntos contra a máfia alimentar e a agroindústria”.

agência de notícias anarquistas-ana

Ação direta: o faço
é mais verdadeiro que
o prometo vazio.

Liberto Herrera

Leave a Reply