Métodos de repressão na Bielorrússia: Perseguição de pais de presos anarquistas

Na Bielorrússia, não só é criminalizado expressar qualquer forma de dissidência. Demonstrar solidariedade com presos políticos também pode ser punido, mesmo quando a ajuda vem de seus pais.

Nos três exemplos seguintes, você poderá ver como essa repressão acontece no caso de pessoas anarquistas.

Prendendo parentes para pressionar ativistas em exílio

No dia 26 de novembro de 2021, a polícia, armada, invadiu a casa de Gayane Akhtiyan, a mãe do exilado anarquista Roman Halilov. A mulher foi filmada, de joelhos, e supostamente admitindo sua participação em protestos. O vídeo foi circulado por policiais num canal do Telegram chamado Anarquistas da Bielorrússia com a legenda “Pais responsabilizados por suas crianças”, com a evidente intenção de pressionar Roman Halilov.

Gayane foi colocada em detenção e mais tarde condenada a restrição de liberdade em um centro de detenção semi-aberto. Ela eventualmente deixou a Bielorrússia.

Condenando parentes por apoiar seus filhos presos

Tatiana Frantskevich é a mãe de Aleksandr Frantskevich, que foi condenado a 18 anos de prisão como líder de uma “organização criminosa anarquista internacional”. Em 19 de julho de 2024, ela e sua irmã foram detidas e depois condenadas a 3 anos e 3 meses de prisão por “apoiar atividade extremista”.

Atualmente, ninguém pode apoiar Aleksandr, já que apenas parentes próximos têm permissão para enviar pacotes de ajuda, fazer visitas e trocar correspondência com prisioneiros na Bielorrússia.

Colocando parentes numa lista internacional de procurados

Em outubro de 2025, a lista de pessoas procuradas mantida pela Federação Russa foi atualizada para incluir Anastasia Yemelyanova, a mãe de Nikita Yemelyanov, anarquista que está na prisão desde 2019 e cuja condenação original foi prolongada duas vezes.

A mãe de Nikita agora também vive exilada.

Esses casos não são isolados, e esse tipo de pressão não é aplicado apenas a anarquistas. Cinco anos depois do levante de 2020, a Bielorrússia ainda mantém milhares de pessoas na prisão e condena centenas todos os meses.

Apoie anarquistas bielorrussos presos doando para ABC-Belarus https://abc-belarus.org/donate

Fonte: https://abc-belarus.org/en/2025/12/12/repression-methods-in-belarus-persecution-of-anarchist-prisoners-parents/

Tradução > Caio Forne

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/09/16/prisioneiro-anarquista-libertado-da-bielorrussia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/05/08/6-ativistas-do-grupo-anarquista-black-nightingales-presos-na-bielorrussia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/03/24/noticias-sobre-presos-politicos-anarquistas-na-bielorrussia-fevereiro-de-2023/

agência de notícias anarquistas-ana

Quebre o cristal fino.
O estrondo é a sinfonia
da nova ética.

Liberto Herrera

Leave a Reply