Neste domingo, 18 de maio de 2014, aconteceu uma manifestação de solidariedade e apoio as comunidades zapatistas em Paris. O ato teve início às 14 horas, com uma concentração na Praça do Hôtel-de-Ville, da prefeitura.
Em seguida, um cortejo com centenas de pessoas marchou pelas ruas do centro de Paris, passando perto do consulado mexicano e terminando com um comício na Praça dos Inocentes, que rolou das 17 às 18h30. A passeata esteve encabeçada por um boneco gigante com bandana.
Neste espaço onde aconteceu o comício, foram instaladas mantas pintadas, faixas e cartazes que foram carregados durante a passeata. Também houve a divulgação de informes para os transeuntes, e música de “Bato Loko e Revolu-são”, que animava os corações.
No evento, diferentes intervenções expressaram raiva ante o assassinato do companheiro Galeano e ressaltaram a importância da “Escuelita Zapatista”, da qual Galeano era professor. No final da manifestação, o hino Zapatista ecoou no coração de Paris.
Coletivos e organizaciones que convocaram a manifestaçaõ: Alternative Libertaire, Collectif Grains de sable, Comité de Solidarité avec les Peuples du Chiapas en Lutte (CSPCL), Compagnie Tamerantong, Espoir Chiapas, Fédération anarchiste, Fédération SUD éducation, Les trois passants, Secrétariat internationale de la CNT, Union syndicale Solidaires.
Mais infos:
http://espoirchiapas.blogspot.com.br/
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre o curso d’água,
Perseguindo sua sombra,
Desliza a libélula.
Chiyo-jo
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…