Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2014 / Maio / 26 / [Reino Unido] Anarquistas fecham agência do banco Barclays em Cardiff

[Reino Unido] Anarquistas fecham agência do banco Barclays em Cardiff

By A.N.A. on 26 de Maio de 2014

reino-unido-anarquistas-fecham-a-1.jpg

[No sábado, dia 3 de maio, um grupo de 25 anarquistas e outros anti-militaristas fecharam uma agência do banco Barclays, no centro da cidade de Cardiff, durante um protesto contra os investimentos do banco no comércio macabro de armamentos.]

Xs manifestantes formaram um Bloco Radical na marcha organizada por sindicatos no 1º de Maio, rompendo com a rota principal para agir contra o banco ao invés de ouvir discursos de lideranças sindicais no protesto organizado pelos sindicatos.

Umx anarquista local, membro do grupo “Pare a campanha Cymru-OTAN” disse: “Nós participamos da marcha do 1º de Maio para chamar a atenção para as lutas dxs trabalhadorxs ao redor do mundo contra a exploração e a repressão violenta que é exacerbada pelos produtores de armas aqui no Reino Unido.

Nós miramos no Barclays por ser o maior investidor na Exelis Inc., empresa relacionada à Corporação EDO que é culpada pela produção em massa de armas para vender para regimes opressores, agravando conflitos violentos e suprimindo protestos legítimos. Os investidores globais das Holdings Barclays no Reino Unido detém 5.059.591 ações na Exelis; a Barclays PLC detém 63.071 ações.

Nós adentramos a agência do banco após sairmos da marcha do 1º de Maio e nos recusamos a sair até causar impacto. Em meia-hora o gerente decidiu fechar o local, privando a empresa de uma ocupada tarde de lucros no sábado em função da ação direta. Enviamos nossa mensagem para o público através da colagem de cartazes e adesivos na frente do prédio que detalhavam a culpa da Barclay e deixavam uma mensagem clara para a empresa: “não iremos tolerar dinheiro das nossas comunidades sendo utilizado para financiar guerra”.

O protesto foi organizado pelo grupo anarquista “Pare a OTAN-Cymru” como parte de uma campanha em andamento para opor a futura conferência da OTAN em Newport, que irá ocorrer em setembro próximo.

Um membro do “Pare a OTAN-Cymru” acrescentou: “Nós nos opomos a todas as guerras entre nações e vemos a OTAN, braço armado do capitalismo ocidental, e as empresas que produzem armas como dois lados da mesma moeda. Ambas assassinam gente comum que são forçadas aos conflitos por suas condições e em situações como a da Ucrânia, onde duas forças imperialistas estão forçando suas vontades contra uma população inocente, sendo a OTAN um destes poderes”.

1) Mais infos sobre “Pare a OTAN-Cymru”:

www.network23.org/stopnatocymru

2) Mais infos sobre a oposição à conferência da OTAN em setembro:

www.radicalwales.org/2014/02/nato-in-newport-2014.html

3) Mais infos sobre a marcha do 1º de Maio:

www.facebook.com/events/564905746896026/?fref=ts

4) Mais infos sobre a Exelis Inc./EDO Corp.:

www.smashedo.org.uk

Anonymous

Tradução > Malobeo

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/03/22/reino-unido-anarquistas-bloqueiam-conferencia-da-otan/

agência de notícias anarquistas-ana

a aurora
estende a rede de bruma
pelos vales

Rogério Martins

Compartilhe:

Posted in Guerra e Militarismo, Mundo | Tagged Barclays, Cymru-OTAN, OTAN, Reino Unido

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários