[A seguir, manifesto distribuído durante a concentração realizada no centro de Montevidéu, em 25 de junho passado, pelo fechamento do zoológico Villa Dolores.]
A liberdade tem seus inimigos. Inimigos são a indiferença, ficar calado, olhar para outro lado quando sabemos que algo está acontecendo. Inimigo da liberdade é a mentalidade que entende a vida como mercadoria, como algo que se vende e se compra. Inimigas da liberdade são as ideias que nos colocam de que somos o centro de tudo, não somos o centro de nada e a natureza não nos pertence, somos parte dela e ela é parte de nós.
A liberdade tem seus inimigos e alguns têm nomes e sobrenomes, Eduardo Tavares, diretor do zoológico, Héctor Guido, diretor do departamento de Cultura e Ana Oliveira, intendente de Montevidéu, são só alguns dos que perpetuam a prisão. São os que com uma assinatura aprovam translados de um lado do planeta a outro, são os que põem preço à vida, são os que a catalogam e a classificam como se fosse objeto.
Uma coisa é clara e fazemos especial questão nisto, o silêncio também é inimigo e um dos mais perigosos, porque se não dizemos nada, porque se não fazemos nada nós também nos tornamos responsáveis.
A liberdade tem seus inimigos e por isso nos encontramos hoje neste lugar, é aqui onde tomam as decisões, decisões sobre as vidas de outros, decisões que modificam as vidas de outros.
Os inimigos da liberdade não descansam e nos tratam como estúpidos. Pensam que enfeitando a escravidão vão solucionar algo. O problema não será solucionado com jaulas maiores nem com melhores condições, o problema é o zoológico. A luta não é para reformar a prisão, a luta é pela liberdade.
Façamos que o zoológico tenha os dias contados, potencializemos as mobilizações, os protestos e as ações em geral. Só assim os animais serão livres, só assim as grades se abrirão e cairão os muros.
Coordenação contra o zoológico
Mais infos e fotos: cierraelzoo.wordpress.com
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
nuvens brancas
passam
em brancas nuvens
Paulo Leminski
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...