[A seguir, manifesto distribuído durante a concentração realizada no centro de Montevidéu, em 25 de junho passado, pelo fechamento do zoológico Villa Dolores.]
A liberdade tem seus inimigos. Inimigos são a indiferença, ficar calado, olhar para outro lado quando sabemos que algo está acontecendo. Inimigo da liberdade é a mentalidade que entende a vida como mercadoria, como algo que se vende e se compra. Inimigas da liberdade são as ideias que nos colocam de que somos o centro de tudo, não somos o centro de nada e a natureza não nos pertence, somos parte dela e ela é parte de nós.
A liberdade tem seus inimigos e alguns têm nomes e sobrenomes, Eduardo Tavares, diretor do zoológico, Héctor Guido, diretor do departamento de Cultura e Ana Oliveira, intendente de Montevidéu, são só alguns dos que perpetuam a prisão. São os que com uma assinatura aprovam translados de um lado do planeta a outro, são os que põem preço à vida, são os que a catalogam e a classificam como se fosse objeto.
Uma coisa é clara e fazemos especial questão nisto, o silêncio também é inimigo e um dos mais perigosos, porque se não dizemos nada, porque se não fazemos nada nós também nos tornamos responsáveis.
A liberdade tem seus inimigos e por isso nos encontramos hoje neste lugar, é aqui onde tomam as decisões, decisões sobre as vidas de outros, decisões que modificam as vidas de outros.
Os inimigos da liberdade não descansam e nos tratam como estúpidos. Pensam que enfeitando a escravidão vão solucionar algo. O problema não será solucionado com jaulas maiores nem com melhores condições, o problema é o zoológico. A luta não é para reformar a prisão, a luta é pela liberdade.
Façamos que o zoológico tenha os dias contados, potencializemos as mobilizações, os protestos e as ações em geral. Só assim os animais serão livres, só assim as grades se abrirão e cairão os muros.
Coordenação contra o zoológico
Mais infos e fotos: cierraelzoo.wordpress.com
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
nuvens brancas
passam
em brancas nuvens
Paulo Leminski

Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?