Numa operação militar digna de filmes de Hollywood, cerca de 2.500 policiais foram mobilizados ontem (2 de fevereiro) em Berlim para a remoção do squat Liebig 14, um dos últimos da cidade. A polícia usou diversos objetos, como machados e marretas, para quebrar a porta de entrada do Liebig 14, localizado em Friedrichshain, em Berlim Oriental.
Choques entre as forças de segurança e manifestantes eclodiram em torno do edifício, onde os 25 moradores do local se recusavam a deixar o espaço. Manifestantes, alguns com seus rostos cobertos, jogaram pedras e garrafas na polícia de choque.
Os confrontos duraram mais de cinco horas antes da polícia recuperar plenamente o squatter. Os ocupantes tinham arrancado as escadas e construído muros extras para impedir que a polícia chegasse a eles. Nove pessoas da casa e outras 23 foram presas no protesto.
No último sábado, quase 3.000 pessoas manifestaram-se contra o despejo do Liebig 14 nas ruas de Berlim. Foram registrados outros protestos solidários em cidades da Alemanha e da Europa.
Infos atualizadas:
Fotos:
› http://www.flickr.com/photos/pm_cheung/sets/72157625835356601/
› http://www.demotix.com/news/577120/riots-after-house-eviction-berlin
› http://www.flickr.com/photos/mikaelzellmann/sets/72157625836003259/
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!