[Uma breve informação sobre algumas ações realizadas em Atenas e Piraeus, durante um dia de ações coordenadas nos transportes públicos.]
Atenas: A assembléia local de moradores dos bairros atenienses de Petralona, Zisio e Kukaki realizaram algumas intervenções nas estações de metrô de Petralona e Zisio. Foram levadas a cabo sabotagens nas máquinas de picar bilhetes (máquinas de validação de bilhetes) e distribuição de um texto da Assembléia, com instruções sobre como enfrentar os conferentes de bilhetes (em 4 idiomas diferentes). Esta ação foi seguida por uma distribuição de textos no bairro de Monastiraki; por volta das 13:00 horas nos reunimos na estação de metrô deste bairro com membros de outras Assembléias locais, áreas autogestionadas e ocupações. Uns alto-falantes foram montados na praça, enquanto eram sabotadas as máquinas de bilhetes e de picar bilhetes da estação de metrô local. Alguns debates, por vezes intensos, às vezes em um contexto de compreensão mútua, compuseram o cenário da ação, enquanto as primeiras 1.300 cópias do texto do comunicado da Assembléia logo se esgotaram.
Piraeus: Às 11h30, os companheiros e companheiras de diversos bairros de Piraeus (Keratsini Perama, Nikea, Korydalós, Cidade de Piraeus) realizaram uma intervenção de uma hora na estação de metrô de Piraeus, pelo uso gratuito dos transportes públicos. Cartazes foram colados sobre o tema, uma faixa foi pendurada e as máquinas de picar bilhetes invalidadas, e centenas de textos distribuídos aos passageiros dos trens de metrô, ônibus e transeuntes.
Depois subimos no metrô, realizamos outra intervenção semelhante de alguns minutos na estação de Faliro, e então chegamos a Monastiraki, onde nos reunimos com dezenas de outros ativistas que tinham feito uma ação similar em uma série de estações de metrô de Atenas, nas linhas subterrâneas e na de superfície. Passamos duas horas em Monastiraki com alto-falantes, faixas, distribuição de texto e invalidação das máquinas de picar os bilhetes.
As ações de desobediência social e de recusa a pagar, contra os impostos e o roubo da nossa vida, vão continuar…
Mais infos:
› http://sineleusimetafores.wordpress.com
› http://anarxiko-resalto.blogspot.com
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!