O Regime da Democracia Totalitária já foi longe demais. O Diretor de Ensino Secundário de Pireu, Elias Dimitrópulos, com uma carta aos diretores das escolas secundárias de Pireu, tem a audácia de proibir a política nas escolas! Especificamente, restaurou uma encíclica do Ministério da Educação, de 1985, segundo a qual “é proibido qualquer discurso com conteúdo político nas escolas, destinadas aos educadores ou estudantes, por representantes de partidos, entidades coletivas ou de outras pessoas”.
Esse sujeito, obviamente fantoche de seus chefes políticos, com sua atitude fascista, está de acordo com a Ministra da Educação, que há poucos dias afirmou no Parlamento que “os partidos não têm lugar nas universidades”, tentando reprimir indiretamente qualquer ação ou atividade de caráter político nas universidades, eliminar as associações de estudantes e converter as universidades em espaços estéreis, despidos de sua conexão com a sociedade.
Os partidários da política de repressão e proibições continuaram sua tarefa detestável. Tentaram proibir que fosse lida nas escolas secundárias a declaração da Associação de Professores sobre o assunto, ao mesmo tempo em que o Ministério envia às escolas seus manifestos ideológicos.
Quase ao mesmo tempo, a Polícia grega, por ordem da Procuradoria, exigiu dos diretores da Escola Secundária Técnica do bairro de Pireo Pérama, os dados dos estudantes que haviam participado de ocupações na última temporada.
O regime fascista está realizando uma tremenda ofensiva contra a juventude, os trabalhadores e o povo grego, tentando transformar a sociedade em um pesadelo orwelliano, lembrando a muitos da ditadura dos coronéis (1967-1974). A tentativa-experimento descrita anteriormente deve receber uma resposta adequada por todas as pessoas com dignidade. A Associação de Professores realizou uma mobilização na segunda-feira passada, chamando todos os professores a ler em público nas escolas sua declaração, em resposta a essa tentativa de repressão fascista. Na quarta-feira, 14 de setembro, os professores de Pireu realizaram uma ocupação da sede da Direção do Ensino Secundário de Pireu. O encarregado chamou a polícia e é iminente o despejo do edifício.
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!