Nesta segunda-feira, 03 de outubro, estudantes de várias escolas de Atenas realizaram uma manifestação contra a política educacional neoliberal do governo. No início da tarde, centenas de estudantes começaram uma sentada de protesto em frente ao Parlamento, ocupando o seu pátio e a Avenida Amalia, que passa pela frente. Então, a polícia da equipe “antidistúrbios” entrou no pátio do Parlamento e começou a provocar e repelir os jovens.
Os policiais tinham recebido a ordem de evacuar a praça e recuperar o tráfego de veículos na avenida, ou seja, restaurar a normalidade do terror que estamos vivendo na Grécia por um longo tempo. Os alunos responderam, mas não conseguiram resistir. Primeiramente recuaram e deixaram o local do protesto, mas logo retornaram. A segunda manifestação não durou muito tempo. Um pouco mais tarde eles foram embora.
É evidente que o Regime não vai permitir a realização de qualquer protesto de massa no centro de Atenas, especialmente na Praça do Parlamento (Syntagma), sem responder com a repressão violenta. As lembranças dos protestos dos indignados durante várias semanas neste lugar são claras e o Regime quer evitar a sua propagação a qualquer preço. A manifestação do dia 03 de outubro tinha sido chamada por alguns alunos e escolas ocupadas mas não tinha sido articulada pela Coordenadoria de todas as escolas de Atenas. Lembramos que na quarta-feira, 05 de outubro, dia da greve geral, todas as universidades ocupadas e muitas escolas vão participar na grande manifestação no centro de Atenas.
A seguir dois vídeos dos incidentes na manifestação de estudantes e a repressão policial:
agência de notícias anarquistas-ana
a volta ao lar
inquieta serenidade
parece que foi ontem
Seadog
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!