A Letra Livre acaba de editar o livro “Os Caminhos da Anarquia. Uma Reflexão Sobre as Alternativas Libertárias em Tempos Sombrios”. Um ensaio de reflexão sobre a história do anarquismo e as alternativas libertárias atuais no contexto da crise do capitalismo. Como diz Octavio Alberola no prefácio:
“Este é o paradoxo atual: quanto mais razões há para desacreditar o capitalismo – tanto pela sua irracionalidade e injusta voracidade especulativa como pelos catastróficos resultados ambientais das suas políticas desenvolvimentistas – mais ameaçador ele se manifesta e mais duradouro parece ser. Pelo contrário, apesar de serem mais numerosas e justas as razões dos trabalhadores para exigir melhorias, materiais e laborais, mais incapazes eles se mostram de exigi-las e mais parece afastar-se a perspectiva de uma verdadeira mudança social…”
Face a esta realidade o que querem, e podem, os anarquistas fazer. Este é certamente um debate atual.
“Os Caminhos da Anarquia. Uma Reflexão Sobre as Alternativas Libertárias em Tempos Sombrios”
M. Ricardo de Sousa
Letra Livre, Lisboa, 2011
105pp. 8 €
agência de notícias anarquistas-ana
Gota de chuva —
No azulejo da varanda
uma folha amarela.
Rogério Togashi
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…