Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2012 / Fevereiro / 03 / [Alemanha] Berlim: Polícia ataca Rigaer94 e Kadterschmiede

[Alemanha] Berlim: Polícia ataca Rigaer94 e Kadterschmiede

By A.N.A. on 3 de Fevereiro de 2012

[Um ano após o desalojo da casa-projeto Liebig14, a polícia atacou no sábado à noite passado nosso projeto Rigaer94 e o bar okupado Kadterschmiede.]

Em 28 de janeiro houve uma manifestação contra o “Congresso da polícia” e a “Conferência de operações urbanas”. À noite houve uma festa de solidariedade em relação à mani em Kadterschmiede, bar localizado no porão de Rigaer94. Mesmo antes de começar a festa, nos arredores se percebia uma grande presença policial. Logo começam os usuais conflitos nas portas da casa com a polícia. Como de costume, tentaram ter acesso ao nosso pátio para causar problemas. No início, foram contidos no exterior, enquanto algumas pessoas mantiveram as portas principais bloqueadas. Mas desta vez decidiram buscar métodos mais eficazes para entrar, como pulando os muros da casa ao lado ou através do porão que se conecta a outra casa. Ao chegar às entradas do bar e da casa, arrebentaram as duas portas, mas não puderam passar porque ali estavam reforçadas com barricadas que os impediu novamente. Enquanto isso, seguiam atacando através das janelas com gás lacrimogêneo e de pimenta, assim como esvaziando alguns extintores nas escadas em frente ao bar.

Algumas pessoas chegaram perto de sufocar, de modo que várias janelas tiveram de ser quebradas para se poder respirar.

Posteriormente, a polícia correu através dos porões para Kadterschmiede, abrindo as barricadas pelo interior. Agrediram e dominaram as primeiras pessoas que encontraram, sendo algumas delas atiradas pela escada. Depois também invadiram dois dos andares do Rigaer94, onde cercaram e prenderam a maioria das pessoas que estava ali. Alguns deles tiveram que esperar fora da casa por muito tempo, antes de ser transportado para a delegacia. No momento em que estiveram na casa, aproximadamente 5 horas, arrebentaram algumas portas e janelas e causaram vários danos. A polícia não permitiu o acesso aos advogados e mantiveram a maioria da imprensa longe da cena.

Durante todo o caos, houve vários atos de apoio de muitas pessoas e em lugares diferentes. Algumas das festividades daquela noite em Berlim foram paradas e foram feitas mobilizações para defender Kadterschmiede e Rigaer94. Muitos grupos de pessoas foram à área provocando confrontos com a polícia, quebrando agências bancárias e acendendo fogueiras.

Supõe-se que esta agressão pela polícia foi perfeitamente calculada de forma antecipada, não só pelo fato de estarem posicionados antes do início do evento, mas também pela facilidade com que atravessaram as barreiras entre os porões, indo diretamente para o espaço central do local. Agiram de forma bem mais estúpida, já que poderiam ter causado muitos problemas mais, uma vez lá dentro. Havia mais de oito anos sem a polícia entrar na casa.

Entretanto, foi reconfortante toda a solidariedade e apoio oferecidos. Muito obrigado para aqueles que tomaram as ruas, que aguardavam em frente à delegacia com uma sopa quente e palavras acolhedoras e àqueles que trabalharam na casa reparando os danos causados e desinfetando a sujeira da polícia. Fazemos um chamado a todos a se rebelar contra a repressão e a lutar contra o capitalismo.

Pela autogestão e a defesa dos espaços livres.

Defendamos Rigaer94!

Mais infos: http://rigaer94.squat.net/

agência de notícias anarquistas-ana

Gira o catavento –

Aos poucos vai renascendo

a minha alegria

Benedita Azevedo

Compartilhe:

Posted in Espaços Autônomos, Mundo | Tagged Mundo

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários