Numa ação ousada e bem-humorada, feministas radicais da banda de punk rock Pussy Riot subiram ao altar da principal igreja ortodoxa de Moscou, a Catedral do Cristo Salvador, e cantaram “Santa Merda, uma oração punk“, invocando a ajuda dos céus para “escorraçar Putin”. O caso teve uma enorme repercussão na Rússia e foi aberto um processo no qual as meninas foram enquadradas no artigo “vandalismo” e podem pegar até sete anos de prisão.
A performance aconteceu na terça-feira (21 de fevereiro), com as meninas do Pussy Riot a cantarem freneticamente com máscaras cobrindo o rosto e roupas coloridas, sendo interrompidas pela intervenção de beatas e seguranças que arrastaram as ativistas para fora da igreja.
Outras ações
No início desde ano várias integrantes da banda foram detidas na Praça Vermelha de Moscou, após uma ação perto da Catedral de São Basílio. Oito meninas em pleno dia subiram ao Lobnoe mesto (Lugar das Proclamações), ligaram o equipamento de som e cantaram a canção “Revolta na Rússia”, dedicada ao primeiro-ministro, Vladimir Putin.
Funcionários do Serviço de Segurança Federal não reagiram imediatamente, e a canção foi executada até o fim. As participantes foram detidas, mas libertadas depois de várias horas. Agora elas esperam para comparecer ao tribunal administrativo.
A banda já executou ilegalmente outras performances, como ao lado do pavilhão de isolamento onde foram detidos oposicionistas russos, as meninas cantaram a sua canção “Morte a prisão, liberdade a protesto”.
Com máscaras de esqui e vestidos coloridos, guitarras e microfones nas mãos, elas desafiam o poder e a polícia em Moscou, cantando versos profanos e provocatórios, convencidas de que “a revolução na Rússia deve ser feita principalmente pelas mulheres”. O Pussy Riot, coletivo “punk de feministas radicais”, como se autodefinem, tem um objetivo simples e ambicioso: “combater o macho Putin, rompendo com a cultura paternalista e sexista que ainda impera na Rússia”.
Aqui o vídeo da performance no altar da Catedral do Cristo Salvador:
agência de notícias anarquistas-ana
A folha se vai
embarca em qualquer som
rio abaixo.
Masatoshi Shiraishi
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…