No dia 17 de março de 2012 foi realizado na montanha de Cura o I Encontro de Grupos e Indivíduos Libertários de Mallorca com o objetivo de tentar criar redes de solidariedade e apoio mútuo entre os grupos que compõem este movimento na ilha.
O Encontro contou com a presença de uma centena de pessoas e representantes dos grupos Contrainfo.cat, Rádio 77, Coletivo Arrels, Cultura Obrera, Universitat Lliure de la Plaça, Ateneo Libertario Estel Negre, Agrohorizontal, EcoXarxaMallorca, Grupo de Estudios Libertarios “Els Oblidats”, Grupo Avería, CNT e a Federación Ibérica de Juventudes Anarquistas.
O Encontro foi um sucesso. Além do amplo consenso conseguido e o fato histórico de reunir todo o movimento libertário de Mallorca para se conhecer e discutir aspectos que dizem respeito a todos nós. O Encontro foi também um espaço de lazer e expositivo. Desde manhã cedo os diferentes grupos montaram barracas com livros, camisetas, jornais, panfletos. O bom dia acompanhou toda a jornada e permitiu-nos desfrutar de uma refeição coletiva ao ar livre e uma partida de futebol que nos ajudou a recarregar as pilhas.
O Encontro começou com uma breve apresentação de cada grupo assistente, onde foi possível conhecer em primeira mão os vários projetos e preocupações de cada um.
Houve um total de 10 apresentações centradas em torno da coordenação do movimento libertário de Mallorca e sobre quem poderia juntar-se a coordenação; a participação desta coordenadoria em outros órgãos de caráter anticapitalista; os objetivos, estratégias e práticas para a Mallorca de hoje; o estabelecimento de um novo modelo de comunicação e superação da atual política de comunicação do movimento; o jornal “Cultura Obrera” e seu papel como meio de comunicação do movimento; a formação: ferramenta necessária para construir uma boa base; a atitude: uma maneira de semear os frutos da solidariedade; respeito e lucidez que devem ser as características principais do movimento revolucionário; sobre a redução da jornada de trabalho e, finalmente, uma exposição que tratava sobre a possibilidade de uma economia libertária em relação às ecoredes.
Depois de um intenso e interessante debate veio uma série de consensos como o de iniciar um processo que nos leve à criação de uma coordenadoria libertária em Mallorca; organizar algumas oficinas ou cursos de formação sobre os meios de comunicação; reivindicar medidas importantes, tais como redução da jornada de trabalho e impulsionar projetos de economia libertária como a EcoXarxaMallorca e melhorar nossa atitude e formação como indivíduos e como movimento.
O 17 de março foi um dia muito positivo e um novo ponto de partida para o movimento libertário da ilha. Agora só nos resta continuar caminhando para fazer realidade os consensos acordados, a fim de crescer e avançar como movimento libertário, fato que deve nos levar a dar respostas válidas a situação política, econômica e social que estamos vivendo.
Uma saudação fraternal,
A comissão organizadora,
Grupo de Estudos Libertários “Els Oblidats”
elsoblidats@gmail.com – trobadallibertariamallorca.wordpress.com
agência de notícias anarquistas-ana
café da tarde—
na mangueira em flor
farra de pardais
Nete Brito
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!