O panorama dos artigos selecionados do primeiro arquivo internacional dos movimentos radicais de protesto social. “Os movimentos de protesto social frequentemente envolvem paixão intensa, então prepare-se para se deparar com mordazes e ofensivos artigos expostos”, disse a curadora da Coleção Labadie, Julie Herrada.
A Coleção Labadie é a maior coleção de artigos públicos de pesquisa do mundo, cobrindo quase todos os movimentos de protesto dos séculos XIX, XX e XXI que puderam ser documentados no papel, da Revolução Francesa até o Ocupe Wall Street. Tem sido utilizada como recurso para milhares de pessoas ao redor do mundo, de estudantes do ensino médio até grandes pesquisadores, de jovens ativistas a procura de suas raízes até documentaristas localizando imagens atrativas. Livros, seriados, manuscritos, panfletos, fotografias, gravações de áudio, pôsteres, e bottons políticos fazem parte deste eclético grupo de materiais.
A coleção mudou dramaticamente no decorrer de 100 anos. Começou quando o anarquista e sindicalista Joseph Labadie doou seus livros, panfletos, jornais, papéis pessoais, e matérias impressas (escrita transitória) para a Biblioteca da Universidade de Michigan. O material permaneceu intocado no interior de caixa trancada por mais de uma década, até que Agnes Inglis, ela mesma uma radical assim como uma amiga de Labadie, descobriu o estado das coisas e levou adiante a coleção enquanto voluntária – e não-treinada – curadora. Ela criou um catálogo de cartões para a coleção existente, e começou a escrever cartas de solicitação em uma máquina de escrever para adquirir mais itens. Os tempos mudaram; eventualmente, a crescente coleção foi catalogada, e enquanto a Biblioteca adentrava a era digital, ao mesmo tempo conquistava exposição mundial da coleção.
Acesse a exibição durante os horários da Sala Audubon:
De Segunda a Quinta das 8h30 às 19h
Sexta das 8h30 às 18h
Sábado das 10 às 18h
Domingo das 13 às 19h.
Para visitar a exibição acompanhada pela curadora, por favor mande um e-mail com seu requerimento para: labadie-collection@umich.edu.
Detalhes do Evento:
Data: 16 de março – 31 de maio, 2012
Horários: 8h30 – 19h
Local: Biblioteca Hatcher Graduate, Sala Audubon
Tradução > Malobeo
agência de notícias anarquistas-ana
No clarão da lua,
que pinta o lago de prata,
esse ar de mistério.
Reneu do A. Berni
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!