Aconteceu no último sábado (14 de abril), e sob uma chuva intensa, a 5ª Marcha ciclística contra a indústria militar. Vários grupos ambientalistas, antimilitaristas e de solidariedade internacional organizaram este ato. Para mostrar que as empresas armamentistas bascas recebem enormes subsídios das instituições estatais.
Esta bici-marcha partiu do Conselho Provincial de Bizkaia até chegar às duas principais empresas de armas de Bizkaia: SENER em Getxo e PRECICAST, do Grupo ITP, em Barakaldo. Lá houve uma breve parada para realizar uma pequena intervenção e explicar para os transeuntes os projetos militares em que ambas as empresas estão envolvidas.
Armagintzaren Aurka!
Com essa mobilização foi denunciado, também, o envolvimento de instituições estatais e das empresas de armas bascas em ataques à Palestina, mediante sua colaboração com o Exército de Israel.
SENER se dedica a engenharia militar e fabricação de diversos componentes do Avião de Combate Europeu Eurofighter e os mísseis de Cruzeiro Taurus KEPD-350 e IRIS-T; ademais trabalha com a empresa israelense de armamentos Rafael; e projeta os sensores que vão nos aviões militares israelenses que estão atacando civis em Gaza; estes sensores são usados para localizar e focalizar o alvo a ser bombardeado.
Poucos meses atrás, representantes do Governo e do Parlamento Gasteiz realizaram uma “missão institucional a Israel com o objetivo de conhecer seu modelo de empreendimento e de apoio a empresas de alta base tecnológica”.
Também foi censurado que a empresa de armas PRECICAST, localizada na cidade de Barakaldo e pertencente ao grupo ITP, produz os componentes do Avião de Transporte Militar Airbus A400M e do Avião de Combate Europeu Eurofighter.
Gerrarik EZ!
Por último, vale ressaltar que a indústria militar basca emprega 3.000 pessoas e vende equipamentos militares no valor de 600 milhões de euros por ano, aumentando no ano passado suas vendas macabras em 15%.
Vendas que são feitas para os Ministérios da Defesa e as Forças Armadas da Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Marrocos, Egito, Líbia, Israel, Brasil, México e Argentina.
Askapena, Eguzki, Ekologistak Martxan, Kakitzat, KEM-MOC, Komite Internazionalistak
agência de notícias anarquistas-ana
É tarde, escurece,
a lua se esforça
mas logo aparece.
Pedro Mutti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!