Aconteceu no último sábado (14 de abril), e sob uma chuva intensa, a 5ª Marcha ciclística contra a indústria militar. Vários grupos ambientalistas, antimilitaristas e de solidariedade internacional organizaram este ato. Para mostrar que as empresas armamentistas bascas recebem enormes subsídios das instituições estatais.
Esta bici-marcha partiu do Conselho Provincial de Bizkaia até chegar às duas principais empresas de armas de Bizkaia: SENER em Getxo e PRECICAST, do Grupo ITP, em Barakaldo. Lá houve uma breve parada para realizar uma pequena intervenção e explicar para os transeuntes os projetos militares em que ambas as empresas estão envolvidas.
Armagintzaren Aurka!
Com essa mobilização foi denunciado, também, o envolvimento de instituições estatais e das empresas de armas bascas em ataques à Palestina, mediante sua colaboração com o Exército de Israel.
SENER se dedica a engenharia militar e fabricação de diversos componentes do Avião de Combate Europeu Eurofighter e os mísseis de Cruzeiro Taurus KEPD-350 e IRIS-T; ademais trabalha com a empresa israelense de armamentos Rafael; e projeta os sensores que vão nos aviões militares israelenses que estão atacando civis em Gaza; estes sensores são usados para localizar e focalizar o alvo a ser bombardeado.
Poucos meses atrás, representantes do Governo e do Parlamento Gasteiz realizaram uma “missão institucional a Israel com o objetivo de conhecer seu modelo de empreendimento e de apoio a empresas de alta base tecnológica”.
Também foi censurado que a empresa de armas PRECICAST, localizada na cidade de Barakaldo e pertencente ao grupo ITP, produz os componentes do Avião de Transporte Militar Airbus A400M e do Avião de Combate Europeu Eurofighter.
Gerrarik EZ!
Por último, vale ressaltar que a indústria militar basca emprega 3.000 pessoas e vende equipamentos militares no valor de 600 milhões de euros por ano, aumentando no ano passado suas vendas macabras em 15%.
Vendas que são feitas para os Ministérios da Defesa e as Forças Armadas da Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Marrocos, Egito, Líbia, Israel, Brasil, México e Argentina.
Askapena, Eguzki, Ekologistak Martxan, Kakitzat, KEM-MOC, Komite Internazionalistak
agência de notícias anarquistas-ana
É tarde, escurece,
a lua se esforça
mas logo aparece.
Pedro Mutti

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!