Em 26 de abril pela tarde, em Tessalônica, foi realizada uma manifestação organizada pela Coordenadoria Aberta Contra as Mina de Ouro A manifestação foi massiva e combativa. Além das pessoas de Tessalônica, participaram do protesto com suas faixas muitos moradores das províncias de Kilkis e Calcidica, lugares onde existe um projeto de pilhagem e destruição ambiental com a instalação de minas de ouro na floresta. A cidade de Tessalônica é a segunda mais populosa na Grécia e fica a uma curta distância de ambas as províncias. Alguns dos slogans gritados:
“A extração não vai acontecer, não tenham esperança, se querem ouro, abram os cofres dos bancos”, “queremos as florestas, queremos água, não queremos uma túmulo feito de ouro”, “campos com cianeto e arsênico, estes são os benefícios da mineração de ouro”, “contra a pilhagem da natureza, luta pela terra e liberdade”.
A marcha começou a partir do Arco de Galerio (Kamara), no centro da cidade, e passou por todas as ruas centrais de Tessalônica, retornando ao seu ponto de partida.
Participou da manifestação um morador de Baia Mare, na Romênia, onde, em 2000, durante uma operação semelhante foi provocada uma catástrofe ambiental quando escapou 100.000 metros cúbicos de água com altas concentrações de cianeto e outros metais pesados, e atingiu o rio Tisla e de lá o rio Danúbio, afetando além da Romênia, a Hungria e a Sérvia, intoxicando a água potável, matando dezenas de milhares de peixes e destruindo completamente os ecossistemas locais. O acidente ambiental em Baia Mare é considerado o mais destrutivo da história da Europa, depois de Chernobyl. Na faixa da foto [em anexo] diz: “Em 2000 destruíram meu belo país quando eu era jovem. Sua legião de morte chegou a Baia Mare, na Romênia. Como muitas pessoas estão tristes, eu tenho que dizer: Vá embora da Grécia”.
A próxima mobilização será realizada em 1˚ de maio, dia do trabalhador, em Calcidica, no Monte Kakavos, com uma passeata que começará no povoado de Megali Panagia e acabará na cidade de Skuries, onde o Capital multinacional pretende instalar uma mineradora de ouro.
Fonte: http://metalleiastop.blogspot.com/.
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre a folha seca
as formigas atravessam
uma poça d’água
Eunice Arruda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!