Especialistas do Serviço de Inteligência Canadense (SCRS, sua sigla em francês) vão acompanhar muito atentamente o que eles mesmos chamam de “Primavera Quebequiana”, segundo notícias da TVA Nouvelles.
Agora que mais de 180 manifestações foram já realizadas em Montreal, nas últimas semanas e que 30% delas terminaram no meio de atos ilegais e com feridos, de acordo com a SPVM, o SCRS teria debaixo dos olhos alguns grupos anarquistas e militantes mais extremistas que participam nestes eventos.
Segundo fontes bem informadas, os agentes do SCRS estiveram presentes durante o tumulto na sexta-feira passada (5 de maio) na cidade de Victoria a fim de recolher informações e identificar indivíduos que possam representar uma ameaça à segurança nacional.
“Na realidade, tivemos que lidar com um grupo muito bem organizado, que foi muito bem preparado e tinha um plano bastante preciso”, disse o ex-diretor dos serviços de urgência da Segurança de Quebec, Maurice Bezombes.
Marc-André Cyr, historiador dos movimentos sociais, por sua vez indicou que “Em 99% dos casos, são os policiais que têm o equilíbrio de forças […] não se pode esquecer que são eles que são armados, treinados e protegidos”. Cyr, no entanto, salienta que os manifestantes tiveram a supremacia sobre a polícia duas vezes e num curto período de tempo, seja junto ao Salão Plano Norte seja na cidade de Victoria.
Os grupos-alvo
Entre os grupos visados pelo SCRS, alguns mais conhecidos, como o Black Bloc, mas também membros da Convergência das Lutas Anti-Capitalistas (CLAC), o Partido Comunista Revolucionário (PCR), a União Comunista Libertária (UCL) e a Rede de Resistência de Quebec (RRQ).
Assim, há uma distinção importante entre os estudantes em greve e os grupos políticos e anarquistas que são alvo dos seus agentes.
O ex-diretor Michel Juneau-Katsuya, do SCRS, disse à TVA Nouvelles que os grupos terroristas canadenses explodiram 30 bombas, incluindo 20 desde 2001 por convicções políticas. Em paralelo, durante o mesmo período, nenhum atentado foi registrado no território canadense por parte de grupos terroristas provenientes de outros países.
Fonte: agências internacionais de notícias
Tradução > Liberdade à Solta
agência de notícias anarquistas-ana
Cai, riscando um leve
traço dourado no azul,
uma flor de ipê!
Hidekazu Masuda
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…