[Nesta quinta-feira (17), aconteceu uma passeata no centro da cidade de Montevidéu pela libertação do anarquista David Lamarthée, detido pelas autoridades uruguaias no dia 9 de maio passado. A manifestação reuniu centenas de pessoas. A carta que reproduzimos a seguir foi escrita por ele desde a prisão de La Tablata e lida durante o protesto, em praça pública.]
Companheiros:
Neste momento só posso agradecer-lhes e dizer-lhes que me encontro fisicamente e moralmente inteiro. Também esclarecer para aqueles que não estão a par, que eu não me encontro processado por nenhuma razão pontual, mas que tentam dar uma lição para aqueles que continuam a lutar sem claudicar, àqueles que hoje estão lutando contra um sistema injusto que privilegia uns sobre outros.
Sistema que determina que os pobres sejam cada vez mais pobres, levando-os a marginalidade, enquanto os ricos estão ficando ainda mais ricos e donos de tudo.
Companheiros, nosso compromisso foi, é e será com a luta de toda a classe dos explorados e oprimidos.
Nosso compromisso é com os de baixo sem conchavos e sem fazer da luta um negócio.
Novamente podemos ver a máfia patronal, com o conhecido e midiático Oscar Dourado na liderança, que agora está tentando fazer-se de progressista quando todos nós sabemos que esteve associado à JUP (Juventud Uruguaya de Pie) e ao pachecato e todos os setores da direita mais fascista.
Este senhor e sua gangue de pelegos provocadores e caguetas se encarregam de ameaçar os trabalhadores organizados, nos meios de comunicação e no dia-a-dia do trabalho, na rua, aparentemente exibindo total impunidade.
Companheiros, a nossa arma mais forte é a solidariedade e isso é parte da linguagem dos pobres, por isso é que aqueles que pensam que estamos só estão equivocados, somos milhares e milhares de milhões ao redor do mundo.
E quem estamos organizados somos cada vez mais e mais forte.
Companheiros, não se deixem fragmentar, sigamos lado a lado, podem vir tempos difíceis, mas nosso tempo se aproxima a cada passo que damos, porque levamos um mundo novo em nossos corações e porque os nossos ideais são a justiça, igualdade e solidariedade!
Unidade para lutar!
Abaixo os que caguetam e arriba os que lutam!
Saúde!
David Perro Lamarthée
Montevidéu, 17 de maio, desde a Prisão La Tablada
Galeria de imagens da passeata pela libertação do anarquista David Lamarthée:
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
o vôo dos pombos
interrompe
o jogo das crianças
Ion Codrescu
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!