Ativistas da Associação Liberdade para a Terra (Yeryüzüne Özgürlük Derneği, em turco), que defendem a libertação animal, da terra e humana, e ainda anarquistas verdes e outros anarquistas no sentido geral, foram levados de suas casas simultaneamente durante uma mega operação policial realizada por forças especiais antiterrorismo do Estado turco, no último dia 14 de maio, por volta das 5 horas da madrugada, e mantidos sob custódia policial durante 4 dias.
Apesar de todos os membros da Associação Liberdade para a Terra estarem agora em liberdade, outras 9 pessoas, incluindo vegans e vegetarianos, foram levadas para a prisão onde permanecem até hoje. O nosso coletivo, Liberdade para a Terra, trabalha com alguns assuntos como direitos dos animais, direitos humanos e ecologia.
Esta é a primeira vez que uma operação antiterrorismo foi realizada pela polícia contra os ativistas dos direitos dos animais e anarquistas. A polícia afirma que os indivíduos presos foram responsáveis pelos ataques a bancos e lojas de empresas multinacionais em Istambul, durante os protestos do 1º de maio.
No entanto isso não é nem pode ter sido o caso, visto que esses mesmos indivíduos são contra a violência. Na realidade, a polícia estava simplesmente tentando silenciar e criminalizar iniciativas como as lutas de libertação animal, de defesa da terra e de libertação humana.
Tanto a polícia como os meios de comunicação corporativos afirmam que os ataques perpetuados sobre os bancos foram um ato de violência. Contudo, o verdadeiro ato de violência foram as prisões infundadas e a detenção de 60 pessoas em toda a Turquia. A liberdade é mais importante do que alguns vidros quebrados.
Nós sofremos quatro dias de interrogatório policial e hoje 9 pessoas ainda estão na prisão pelos seus supostos crimes. No entanto o seu único crime era ser um anarquista. Este é o verdadeiro crime. Isto é terrorismo de estado! Durante os interrogatórios, nem poderíamos mesmo dizer quais eram os alegados “criminosos” considerando que nós, na realidade, não os conhecemos.
Nos últimos anos, o governo turco aumentou a repressão contra os dissidentes que estão criticando as suas medidas antidemocráticas e repressivas. O Estado policial está em franca expansão e as prisões turcas estão cheias de presos políticos. Agora estão tentando aterrorizar a nossa luta contra o sistema e todos os tipos de dominação, através da criação de uma organização terrorista imaginária ligada às associações libertárias e alguns anarquistas, adeptos da libertação animal e ecologistas. Trata-se de uma repressão total contra anarquistas, antiautoritários, a luta pela libertação animal e defesa da terra, as suas ideias e atividades.
Perante este quadro, todas as pessoas que estão presas e as que estão preocupadas com as previsíveis próximas prisões, estão agora na expectativa de alguma solidariedade e apoio dos companheiros e amigos de todo o mundo.
Para uma solidariedade ativa, apelamos a todos os anarquistas, antiautoritários, dos direitos dos animais e ativistas ecologistas a gritar Liberdade para os anarquistas e todos os prisioneiros do 1º de maio! junto dos consulados e embaixadas turcas em todo o mundo.
Com solidariedade e amor…
Associação Liberdade para a Terra (Yeryüzüne Özgürlük Derneği)
› http://yeryuzuneozgurluk.blogspot.com
Tradução > Liberdade à Solta
Notícia relacionada:
agência de notícias anarquistas-ana
Insetos que cantam
parecem adivinhar
minha solidão…
Teruko Oda
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!