[“O Coletivo 26A é uma organização cultural expansiva, transformadora, anticapitalista e com o propósito de mudar a vida. Trazemos um mundo novo em nossos corações, aqui e agora, compartilhando um espírito de solidariedade”. Estas palavras sintetizam um pouco o que é este grupo libertário turco, que possui um café e uma livraria em Istambul. Em 14 de maio passado eles tiveram seus espaços invadidos e vasculhados pela polícia local, durante uma mega operação realizada por forças especiais antiterrorismo do Estado turco. A seguir apresentamos um resumo deste interessante e contagiante projeto anarquista.]
Nós, como coletivo, resistimos ao capitalismo, que aliena os seres humanos forçando-o a participar da exploração econômica e social. Especialmente, o 26A fecha as suas portas à escravidão e à submissão, apoia as vítimas da opressão e experimenta um novo modelo de solidariedade. Este modelo nos deve servir como uma chave para todas as ações anticapitalistas.
O 26A possui dois locais em Istambul, que são organizados por voluntários e voluntárias, cujos princípios (fundamentais) são partilhar e ser solidário. A necessidade de ter locais onde os produtos das multinacionais não são vendidos se encontra na prática e no desenvolvimento de uma cultura coletiva.
O Café 26A
O café está localizado em Taksim – a meca do consumismo de Istambul – com seus 6.000 bares e cafés; por três anos tem sido administrado por quase 30 voluntários e voluntárias. Sem nenhum interesse econômico, o café serve comida e bebidas, preparadas coletivamente como alternativa aos produtos das empresas globais (Coca-Cola, Fanta, Nescafé etc.). A rede social, que é apoiada pela solidariedade local e internacional (Café Zapatista, molho de tomate de Antep etc.), está aumentando cada dia mais. Potes de geleias preparadas por voluntários também podem ser encontradas nas prateleiras do café. Ademais, o café ganha um dinheiro extra com a venda desses produtos. Ocasionalmente, organizamos festas com “grandes refeições coletivas”, a fim de promover a cultura comunitária. Além disso, o 26A é um centro social onde se organiza exposições, apresentações musicais, de filmes e discussões públicas. Para além dos nossos voluntariados, outros grupos utilizam o café como um local de reunião.
A Livraria 26A
Além do café, o coletivo organiza uma livraria em Kadikoy, em Istambul. A livraria vende livros, revistas e outros materiais, e é mais uma experiência na produção e divulgação de conhecimento. A livraria é administrada por 20 voluntários e voluntárias, em parceria com outras livrarias e editoras. A livraria 26A também coloca em circulação fotocópias de revistas e organiza seminários, discussões e oficinas em seu jardim. A loja ainda prepara comida coletivamente, proporcionando um local agradável e tranquilo para ler.
Mais infos:
› http://kolektif26a.org/
Imagens de um dos espaços após ser invadido por policiais do Estado turco:
› http://anarsistfaaliyet.org/sokak/devrimci-anarsist-faaliyete-polis-baskini/
Vídeo da participação do Coletivo 26A no 1º de maio de 2012 em Istambul:
› http://www.dailymotion.com/video/xqklth_kolektif-26a-1-mayysta-ydy_news
agência de notícias anarquistas-ana
Ao sol das cinco
a sombra da minhoca
surge devagar.
Masatoshi Shiraishi
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...