A Las Barricadas é um jogo sobre o conflito entre duas forças opostas, em termos sociais, nomeadamente entre o Estado e os manifestantes antiautoritários. É um jogo para duas pessoas no qual cada jogador representa uma destas forças sociais, sendo o teatro de conflito o das manifestações de rua. É desenvolvido e projetado pelo coletivo Jogos Black Flag, empenhados na ideia de que os jogos e a mídia interativa podem ter impacto na luta por um mundo livre e cooperativo. Estamos também comprometidos com os ideais de uma cultura livre e que visam oferecer experiências profissionais de jogos que enriqueçam a cultura do entretenimento participativo.
A Las Barricadas foi concebido para simular a espontaneidade e a imprevisibilidade das manifestações e das ações diretas. Do mesmo modo foi cuidadosamente elaborado não apenas para ser divertido mas também para aprimorar o pensamento tático coletivo, da mesma forma que um jogo de guerra pode aguçar a capacidade estratégica dos seus jogadores. O jogo é uma disputa entre dois participantes, um simulando as forças do Estado e a aplicação da lei, o outro simulando os manifestantes radicais antiautoritários. O jogador Policial tem a consistência e a força física do seu lado, enquanto que o jogador Radical tem a capacidade de tornar-se rapidamente esmagador se jogar bem, assim tendo melhores condições para ditar o tom do conflito. Cada jogador tem à sua disposição uma infinidade de opções estratégicas e objetivos variáveis que mantém o jogo renovado, a cada jogada.
O jogo teve luz verde nos testes de ensaio e vem sendo aperfeiçoado há mais de um ano. Queremos envolver a comunidade em geral no refinamento e no polimento do jogo antes da publicação final. Portanto, como parte do nosso pontapé inicial, pode-se inscrever para receber enviado um protótipo Playtester, como recompensa, e que será recebido muito antes do jogo final ser enviado. Receberá também indagações e meios de comunicar eventuais problemas e erros no jogo, antes que este siga para impressão. Receberá também um crédito especial playtester no manual de regras do jogo.
No espírito das fontes abertas (Open Source) e como declaração contra a propriedade intelectual e em nome da cooperação, após o término e a publicação do jogo, todos os materiais de jogo e ilustrações serão lançados sob uma Licença Comum Criativa de Atribuição e Partilha. Isto significa que qualquer pessoa poderá criar as suas próprias ampliações do jogo, imprimir as próprias edições e desenhar os próprios mapas com base em acontecimentos históricos ou locais significativos; ou até fazer adaptações ou novos jogos inteiros.
Esperamos que o jogo venha a ser um sucesso e que seja útil como ferramenta de treino tático, educação e conversação acerca do papel das ações e manifestações nos movimentos sociais emergentes. Se gostarem do que estamos a fazer, juntem-se aos nossos esforços.
Mais infos:
http://www.kickstarter.com/projects/1318318905/a-las-barricadas-a-boardgame-of-social-conflict
Tradução > Anita N.
agência de notícias anarquistas-ana
a aurora
estende a rede de bruma
pelos vales
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!