Clément, 18 anos, morreu, assassinado por fascistas, em 5 de junho, perto de Saint-Lazare. Uma só frase é suficiente para exprimir toda a gravidade da situação.
O fascismo e os fascistas não pertencem ao passado, a ameaça está sempre presente, foi isso que ficou provado. Face a eles, devemos organizarmo-nos, lutar, criar um bloco. Mostrar-lhes que nós estaremos sempre aqui para lhes barrarmos o caminho. Que as suas ideias não valem o que valem as nossas e que por isso não há lugar para nenhum debate.
É preciso também denunciarmos vivamente as recuperações moderadas e politiqueiras já posta em marcha por organizações socialdemocratas ausentes do terreno da luta antifascista. Estamos a pensar em particular na UNEF (União Nacional dos Estudantes Franceses) e no Parti de Gauche (Partido de Esquerda) que não esperaram para organizar, cada um por si, uma concentração de homenagem ao nosso camarada. Como não agem, esta gente apropria-se dos mortos porque são menos perigosos. Já se ouvem os apelos à Justiça, ao Estado e ao Governo para que proíbam as organizações fascistas, mas há quanto tempo é que as organizações e os grupos revolucionários fazem soar as campainhas de alarme para esta situação?
Clément era militante da Action Antifasciste Paris-Banlieue e da organização estudantil Solidaires Etudiant-e-s Sciences Po. Era antifascista e revolucionário.
A Federação Anarquista envia modestamente as suas condolências à família e aos próximos de Clément e afirma que se aliará a todas as forças revolucionárias, progressistas e honestas para prestar homenagem a Clément e continuar a defesa do seu envolvimento militante, que não morreu com ele.
Federação Anarquista Francesa
Vídeo da homenagem a Clément da comunidade do Instituto de Ciências Políticas de Paris, onde ele estudava:
http://www.youtube.com/watch?v=fAVEyLdXRes

Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!