[A seguir publicamos o convite para a organização de ações de solidariedade com a fábrica autogerida Vio.Me. para quarta-feira, 26 de junho, que nos foi enviado pela Iniciativa Aberta de Solidariedade com a Luta dos Trabalhadores da fábrica.]
A luta dos trabalhadores da Vio.Me. já tem uma longa história, mas ao mesmo tempo é uma batalha do futuro.
É a história de uma fábrica abandonada pelos patrões, esquecida pelo Estado e o governo e ignorada pelo sindicalismo burocrático. É a história de uma fábrica onde, como em muitos outros lugares, os trabalhadores estavam desempregados no contexto do desastre onde os que mandam chamam reestruturação econômica e que nós chamamos de crises e colapso do capitalismo.
Mas, acima de tudo, é a história de uma parte da classe trabalhadora que se recusa a se render. É a história da autodeterminação dos trabalhadores através da democracia direta fundamentada num sindicato de base com consciência de classe, onde o interesse coletivo e a assembleia geral são os princípios de organização. É a história da ocupação e da autogestão da fábrica Vio.Me, onde a necessidade de um trabalho digno e subsistência estão acima de tudo. É a história de uma comunidade em luta onde os problemas cotidianos buscam soluções coletivas. É uma história de criatividade.
Por esta razão, a luta dos trabalhadores da Vio.Me. atraiu a solidariedade de milhares de pessoas, dos trabalhadores e desempregados em todos os cantos do mundo. Por esta razão, só no ano passado, de Melbourne a Tóquio e de Washington a Berlim, dezenas de eventos foram organizados para apoiar esta luta. Por esta mesma razão, muitos sindicatos, coletivos, espaços sociais e iniciativas em cada cidade grega, pequenas ou grandes, demonstram sua solidariedade a cada dia e em todos os sentidos possíveis. Esta é também a razão pela qual os que mandam, o Estado e os patrões, tem medo dos trabalhadores da Vio.Me e se opõem a sua luta de todas as formas possíveis.
Hoje, quatro meses depois da reabertura da fábrica Vio.Me. pelos próprios trabalhadores e em completa autogestão e controle dos trabalhadores, o Estado e o governo estão tentando colocar obstáculos e impedir seu funcionamento. Quatro meses depois, o governo ainda está tentando estrangular financeiramente esta luta, negando aos trabalhadores, que estiveram sem remuneração durante dois anos, o subsídio desemprego que merecem e que foram concedidos em muitos outros casos. Mas os trabalhadores e os seus sindicatos não vão ceder à chantagem econômica.
Fazemos um chamado a todos e a todas, a cada um dos trabalhadores que percebe o ataque da classe dominante em nossas vidas e nos nossos meios de subsistência, a cada desempregado e desempregada que vê na autogestão dos meios de produção uma forma de sair da miséria e da pobreza, a todos os sindicatos, espaços coletivos e sociais do movimento, para apoiar a luta dos trabalhadores da Vio.Me.
Na quarta-feira, 26 de junho, os trabalhadores da Vio.Me. farão um chamado para uma Jornada Internacional de Solidariedade. Serão distribuídos produtos elaborados sob o controle operário em um evento principal em Tessalônica.
Apelamos a toda a sociedade a participar desta luta através da organização de eventos de solidariedade na Grécia e no exterior.
Exigimos o funcionamento sem restrições da fábrica Vio.Me. sob autogestão e controle dos trabalhadores!
Exigimos a imediata legalização de suas operações.
A produção nas mãos dos produtores e as fábricas nas mãos dos trabalhadores!
Autogestão dos trabalhadores e democracia direta desde baixo!
Desde os edifícios ocupados da televisão pública grega e aos trabalhadores em greve em toda a Grécia, a revolta heroica de nossos irmãos e irmãs, aos trabalhadores e desempregados da Turquia, somos parte de um movimento que busca ter nossas vidas em nossas próprias mãos! Juntos, vamos ganhar!
Evento principal de solidariedade em Tessalônica:
Quarta-feira, 26 de junho
No espaço liberado “Scholio”
Vas.Georgiou & Bizaniou
A partir das 9 da manhã, distribuição em massa de produtos de limpeza ecológicos produzidos pela fábrica autogerida, e à noite concerto de música popular de apoio econômico.
O evento central em Tessalônica será grande e festivo, o ato vai ser casado com a distribuição de produtos da fábrica, e a receita será um auxílio para as famílias dos 40 trabalhadores.
Por favor, encaminhe este apelo a qualquer grupo que possa estar interessado em organizar um evento de solidariedade, grande ou pequeno. Por favor, envie fotos, textos ou artigos sobre os eventos, em qualquer idioma, a esta direção: protbiometal@gmail.com.
Aqui você tem um novo vídeo sobre a luta, apenas em grego e inglês, infelizmente…
http://www.viome.org/2013/06/the-viome-self-managed-factory-in.html
agência de notícias anarquistas-ana
Flor declarada
o vento puxa da mão
pra se perfumar.
Masatoshi Shiraishi

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!