[A seguir publicamos o convite para a organização de ações de solidariedade com a fábrica autogerida Vio.Me. para quarta-feira, 26 de junho, que nos foi enviado pela Iniciativa Aberta de Solidariedade com a Luta dos Trabalhadores da fábrica.]
A luta dos trabalhadores da Vio.Me. já tem uma longa história, mas ao mesmo tempo é uma batalha do futuro.
É a história de uma fábrica abandonada pelos patrões, esquecida pelo Estado e o governo e ignorada pelo sindicalismo burocrático. É a história de uma fábrica onde, como em muitos outros lugares, os trabalhadores estavam desempregados no contexto do desastre onde os que mandam chamam reestruturação econômica e que nós chamamos de crises e colapso do capitalismo.
Mas, acima de tudo, é a história de uma parte da classe trabalhadora que se recusa a se render. É a história da autodeterminação dos trabalhadores através da democracia direta fundamentada num sindicato de base com consciência de classe, onde o interesse coletivo e a assembleia geral são os princípios de organização. É a história da ocupação e da autogestão da fábrica Vio.Me, onde a necessidade de um trabalho digno e subsistência estão acima de tudo. É a história de uma comunidade em luta onde os problemas cotidianos buscam soluções coletivas. É uma história de criatividade.
Por esta razão, a luta dos trabalhadores da Vio.Me. atraiu a solidariedade de milhares de pessoas, dos trabalhadores e desempregados em todos os cantos do mundo. Por esta razão, só no ano passado, de Melbourne a Tóquio e de Washington a Berlim, dezenas de eventos foram organizados para apoiar esta luta. Por esta mesma razão, muitos sindicatos, coletivos, espaços sociais e iniciativas em cada cidade grega, pequenas ou grandes, demonstram sua solidariedade a cada dia e em todos os sentidos possíveis. Esta é também a razão pela qual os que mandam, o Estado e os patrões, tem medo dos trabalhadores da Vio.Me e se opõem a sua luta de todas as formas possíveis.
Hoje, quatro meses depois da reabertura da fábrica Vio.Me. pelos próprios trabalhadores e em completa autogestão e controle dos trabalhadores, o Estado e o governo estão tentando colocar obstáculos e impedir seu funcionamento. Quatro meses depois, o governo ainda está tentando estrangular financeiramente esta luta, negando aos trabalhadores, que estiveram sem remuneração durante dois anos, o subsídio desemprego que merecem e que foram concedidos em muitos outros casos. Mas os trabalhadores e os seus sindicatos não vão ceder à chantagem econômica.
Fazemos um chamado a todos e a todas, a cada um dos trabalhadores que percebe o ataque da classe dominante em nossas vidas e nos nossos meios de subsistência, a cada desempregado e desempregada que vê na autogestão dos meios de produção uma forma de sair da miséria e da pobreza, a todos os sindicatos, espaços coletivos e sociais do movimento, para apoiar a luta dos trabalhadores da Vio.Me.
Na quarta-feira, 26 de junho, os trabalhadores da Vio.Me. farão um chamado para uma Jornada Internacional de Solidariedade. Serão distribuídos produtos elaborados sob o controle operário em um evento principal em Tessalônica.
Apelamos a toda a sociedade a participar desta luta através da organização de eventos de solidariedade na Grécia e no exterior.
Exigimos o funcionamento sem restrições da fábrica Vio.Me. sob autogestão e controle dos trabalhadores!
Exigimos a imediata legalização de suas operações.
A produção nas mãos dos produtores e as fábricas nas mãos dos trabalhadores!
Autogestão dos trabalhadores e democracia direta desde baixo!
Desde os edifícios ocupados da televisão pública grega e aos trabalhadores em greve em toda a Grécia, a revolta heroica de nossos irmãos e irmãs, aos trabalhadores e desempregados da Turquia, somos parte de um movimento que busca ter nossas vidas em nossas próprias mãos! Juntos, vamos ganhar!
Evento principal de solidariedade em Tessalônica:
Quarta-feira, 26 de junho
No espaço liberado “Scholio”
Vas.Georgiou & Bizaniou
A partir das 9 da manhã, distribuição em massa de produtos de limpeza ecológicos produzidos pela fábrica autogerida, e à noite concerto de música popular de apoio econômico.
O evento central em Tessalônica será grande e festivo, o ato vai ser casado com a distribuição de produtos da fábrica, e a receita será um auxílio para as famílias dos 40 trabalhadores.
Por favor, encaminhe este apelo a qualquer grupo que possa estar interessado em organizar um evento de solidariedade, grande ou pequeno. Por favor, envie fotos, textos ou artigos sobre os eventos, em qualquer idioma, a esta direção: protbiometal@gmail.com.
Aqui você tem um novo vídeo sobre a luta, apenas em grego e inglês, infelizmente…
http://www.viome.org/2013/06/the-viome-self-managed-factory-in.html
agência de notícias anarquistas-ana
Flor declarada
o vento puxa da mão
pra se perfumar.
Masatoshi Shiraishi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!