Priamukhino (Região de Tver, Rússia). 12-13 de julho de 2014
Em 30 de maio de 2014, se celebrará o 200º aniversário de Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (1814 – 1876), ilustre militante do movimento de libertação revolucionário europeu, filósofo e um dos fundadores do movimento anarquista internacional.
Desde sua entrada no círculo de filósofos de Stankevitch em 1830 e, mais tarde, nas fileiras do movimento revolucionário europeu, Bakunin chamou a atenção de seus contemporâneos. Influenciou de maneira decisiva a história dos movimentos de libertação social, revolucionários e anarquistas russos e europeus dos séculos XIX e XX. As ideias libertárias de Bakunin, que escreveu uma crítica visionária do “socialismo de Estado”, muito tempo antes de seu estabelecimento na URSS e nos países do Bloco do Oeste, assim como a crítica bakuniniana da religião, do patriotismo, do liberalismo e dos princípios do poder e da hierarquia, têm prevalecido como ideias atuais até nossa época.
Na Rússia, Bakunin sofreu durante anos, a censura e a difamação, primeiro por parte do czarismo, e mais tarde do poder “comunista”. Suas obras não foram publicadas em sua pátria por mais de 50 anos. Suas ações foram silenciadas, ou mostradas de maneira muito caricaturesca. Desgraçadamente, esta tradição segue vigente até hoje. Ao mesmo tempo, o número de pesquisas objetivas sobre a vida de Bakunin na Rússia, continua sendo insignificante, e as pesquisas estrangeiras sempre tem sido de difícil acesso ou muito desconhecidas por parte dos pesquisadores estrangeiros como consequência dos obstáculos linguísticos e de informação. A personalidade apaixonada mas contraditória de Bakunin, suscita a miúdo, críticas prejudiciais e subjetivas, é vítima de desinformações e deformações ideológicas que temos herdado de uma tradição liberal, conservadora e marxista.
Na cidade de origem de Bakunin, Priamukhino, na região de Tver, se desenvolve a mais de dez anos (mais precisamente, desde 2001) a conferencia anual “Leituras de Priamukhino”. Neste fórum de discussão independente e informal, são abordadas questões relativas a filosofia do anarquismo, sua atualidade e sua prática, a história da família Bakunin e a biografia de seu mais célebre representante, Mikhail. Ao final de cada conferência, são publicadas compilações bibliográficas, que estão disponíveis em russo no site: http://bakunin-fund.hut2.ru.
O comitê de organização das “Leituras de Priamukhino” apresentou a iniciativa de uma conferência internacional em homenagem ao bicentenário do célebre anarquista e de suas ideias, durante a qual se prevê reunir pesquisadores e adeptos da sua ideologia. Esperamos que esta conferência esteja incluída entre muitos outros eventos dedicados à memória de Mikhail Bakunin, e convidamos a assisti-la, os historiadores, filósofos, especialistas e adeptos que se interessem por ele e pelo anarquismo, tanto o do passado como o atual. Também esperamos que a organização de uma conferência em Priamukhino facilite o intercâmbio de informações e ideias entre aqueles que pesquisam a vida e a obra deste grande rebelde, assim como o intercâmbio entre seus adeptos russos e estrangeiros, o que otimizaria os vínculos entre eles.
Nossa conferência acontecerá nos dias 12 e 13 de julho de 2014 (é possível que a duração seja modificada, mas as datas serão essencialmente as mesmas). Convidamos aos organizadores de outros eventos dedicados a Bakunin a organizar uma ação comum no marco do bicentenário, afim de que as datas dos eventos que teriam lugar na Alemanha, França, Polônia… não coincidam, e que aqueles que estejam interessados possam participar das diferentes reuniões.
As línguas faladas durante a conferência de Priamukhino serão o russo e o inglês. Se vocês desejarem participar, podem informar ao comitê organizador por correio eletrônico (bakunin.conference.2014@gmail.com). Os temas e os resumos de teses propostas deverão ser apresentados antes de 1º de novembro, no máximo, e os textos completos deverão ser enviados para sua tradução antes de 31 de janeiro de 2014. O comitê organizador se reserva o direito de decidir quais apresentações serão incluídas no programa da conferência.
Posteriormente, informaremos as apresentações selecionadas, as datas exatas da conferência e as condições de participação.
Desejamos receber informações relativas aos demais eventos dedicados a Bakunin, assim como contatar seus organizadores.
Pedimos que divulguem este texto, em outros idiomas se possível, a fim de que o máximo de potenciais participantes seja informado.
Se são especialistas em pesquisas relacionadas com Mikhail Bakunin, podem também inscrever-se na lista de destinatários do boletim eletrônico Bakunin Studies, que é utilizado para o intercâmbio de informações entre investigadores de distintos países (a língua principal utilizada é o inglês, podem participar em sua redação contatando-nos por correio eletrônico: bakunin.conference.2014@gmail.com).
Comitê Organizador das “Leituras de Priamukhino” – 2014, Conferência Internacional Comemorativa do Bicentenário de Mikhail Bakunin
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Chama da vela
A noite acende
Um céu de dentro
Camila Jabur
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!