Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Julho / 15 / [Espanha] Faixa gigante é estendida em festa de São Firmino em solidariedade com os torteiros

[Espanha] Faixa gigante é estendida em festa de São Firmino em solidariedade com os torteiros

By A.N.A. on 15 de Julho de 2013

1120130712_122012

Anteontem (12 de julho), pela manhã, na Praça Navarrería de Pamplona, durante a tradicional festa de São Firmino, foi desfraldada uma grande faixa em solidariedade com os acusados pelas tortadas contra o TAV (Trem de Alta Velocidade) e na cara de Yolanda Barcina, ação de desobediência civil que ocorreu em Toulouse, na França, em 2011. Atualmente há quatro pessoas acusadas por tal ato e que as autoridades pedem penas de prisão que vão dos 5 aos 9 anos, e multas de até 5.400 euros.

Entenda o caso…


Há um ano e meio, três ativistas anti-TAV (Trem de Alta Velocidade) da plataforma de desobediência civil Mugitu! Mugimendua jogaram várias tortas contra a Presidente do Governo de Navarra, Yolanda Barcina, quando ela participava de uma cerimônia na cidade francesa de Toulouse. Com dita ação, a plataformaMugitu! Mugimendua denunciava a imposição do TAV em Euskal Herria e queria simbolizar que a classe política no poder, junto com as empresas construtoras e os bancos, ficavam com todo o “bolo” da construção do TAV.

Embora o caso tenha sido arquivado na França, os processos continuam abertos no Supremo Tribunal da Espanha, onde três dos quatro réus são acusados de “atentado grave à autoridade”. O quarto, Mikel Alvarez, que se limitou a participar de uma conferência de imprensa para contar o sucedido, é acusado de ser “cooperador necessário”. Recentemente, a Promotoria pediu cinco anos de prisão e uma multa de 2.700 euros para cada um dos réus, enquanto a acusação particular de Barcina eleva ainda mais o pedido: seis anos de prisão e uma multa de 3.600 euros para três dos ativistas e nove anos e 5.400 euros para Gorka Obejero.

Campanha internacional…


Por outro lado, a plataforma anti-TAV Mugitu! Mugimendua anunciou o lançamento de uma campanha internacional para apoiar os réus como de repúdio e resistência à construção de grandes infraestruturas, como o TAV.

Vídeo da tortada:

agência de notícias anarquistas-ana

 
selva de pedra
condor solitário
vôo triste
 
Manu Hawk

Compartilhe:

Posted in Mundo | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários