Desde 31 de julho passado e até domingo 4 de agosto, a Federação Ibérica de Juventudes Libertárias (FIJL) “tomou” a localidade litorânea de Candás. O motivo deste encontro, que atraiu companheiros e companheiras de todo o território ibérico, foi a realização de uma série de atividades e reuniões sobre o funcionamento desta federação libertária.
Palestras, debates, concertos, atividades artísticas e propagandísticas se desenvolveram durante vários dias em um ambiente de companheirismo e também veraneio na Casa do Povo da CNT de Candás, onde foram acolhidos todos os participantes pelo sindicato de ofícios vários desta localidade de grande tradição e trajetória anarcosindicalista.
As jornadas, que foram organizadas pelo grupo anarquista asturiano Grisú, começaram no dia 31 de julho na laje de Renfe de Oviedo com uma palestra intitulada “O que é a FIJL? A necessidade de organização da juventude anarquista”. Na mesma umas trinta pessoas participaram em um debate aberto sobre a juventude libertária.
Em 1º de agosto foram recebidos em Candás todos os jovens participantes, de diversas procedências, que vinham para estes encontros. No dia 2 aconteceu um concerto de rap libertário com Manual e Jesú MC e um dia depois se realizou um grafite na fachada da Casa do Povo da CNT.
As jornadas foram finalizadas com um comício celebrado no domingo, 4 de agosto. Ademais, durante os dias em que se desenvolveu este encontro foi possível ver uma exposição com material histórico e atual da Federação Ibérica de Juventudes Libertárias e foram feitas várias reuniões de debate interno.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
As nuvens douradas
Flutuam no pantanal
– florada de ipê
H. Masuda Goga
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!