Em âmbito nacional e internacional
Aos familiares, amigas e ambientes solidários. Aos que têm sangue nas veias. Às organizações sociais, políticas, culturais chilenas e do resto do mundo. Às individualidades conscientes.
Em 12 de julho, 3 juízes do Sétimo Tribunal Oral e Penal de Santiago, que têm o poder sobre a vida e a liberdade dos seres humanos, decidiram condenar-me pelo atentado explosivo ao Banco BCI na noite de 30 de novembro de 2011. A condenação foi de 5 anos e 300 dias de prisão efetiva, sem direito a benefícios.
Após a condenação e os aplausos raivosos das distintas facções do poder, fez-se ainda mais evidente a campanha contra mim da imprensa hegemônica, especialmente do diário El Mercurio, que através de seu editorial e artigos escritos pela jornalista Leslie Ayala mentem descaradamente.
Mas não é tudo, ao ter um fundo político e uma forte pressão por parte do governo, a sentença têm graves irregularidades e ilegalidades que violam o próprio ordenamento legal burguês, entre as que podemos mencionar:
1.- A flagrante ilegalidade e violação ao devido processo ocorridos durante a sustentação oral levada a cabo no Sétimo Tribunal Oral e Penal, que significou haver valorizado as declarações de Cristián Pérez Mancilla, oficial da DIPOLCAR, que não declarou ante a fiscalização durante a investigação, contradizendo o disposto no artigo 181 do Código de Processo Penal.
2.- Denunciar a ilegalidade que significa aplicar um duplo castigo na sentença ditada pelo tribunal, ao condenar-me pela lei de Controle de Armas e Explosivos e em seguida pelo delito de danos, aplicando 300 dias de prisão efetiva, considerando o fato de haver feito um artefato explosivo de baixo poder como um agravante, nas circunstâncias de que esse fato já ter sido sancionado ao aplicar a Lei de Controle de Armas. Na prática, esta situação constitui um duplo castigo pelo mesmo fato, o que contradiz os princípios básicos do direito penal.
3.- Denunciar ao comitê editorial do El Mercurio e a jornalista Leslie Ayala, que em um editorial de quinta-feira (18 de julho) e em um artigo de sábado (13 de julho), mentem grosseiramente ao assinalar que meu DNA estava presente em outros atentados explosivos, fatos absolutamente falsos e pelos quais fui absolvido. Esta situação é um retorno deste diário ultraconservador em sua campanha contra mim.
Por estes motivos, que não deixam outra opção de recorrer ao último recurso é iniciar uma greve de fome líquida de caráter indefinido desde as 00:00 horas de segunda-feira (12 de agosto), como a única maneira de denunciar à opinião pública nacional e internacional, as ilegalidades e irregularidades que põem seriamente em questão de juízo o devido processo e o tão falado estado de direito, que neste país funciona só para alguns.
Faço um chamado a todos os ambientes solidários, nacional e internacional, a realizar ações de divulgação das minhas denúncias e todo tipo de ação de propaganda contra o estado chileno.
Hans Felipe Niemeyer Salinas
Carcel de Alta Seguridad (CAS)
Sección de Máxima Seguridad.
Pedro Montt 1902, Santiago
Segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Tradução > Sol de Abril
Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/07/31/chile-o-companheiro-hans-niemeyer-foi-condenado-a-5-anos-de-prisao/
agência de notícias anarquistas-ana
Relâmpago azul.
Crescem os olhos da criança
no colo da mãe.
Zuleika Dos Reis
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…