Mais de 25 mil pessoas participaram de várias passeatas antifascistas que convergiram em frente ao Parlamento em Atenas, na quarta-feira passada, dia 25 de setembro. O evento foi chamado por vários partidos de esquerda, organizações antifascistas e alguns grupos anarquistas e antiautoritários.
A concentração principal ocorreu na praça Syntagma, perto do Parlamento, onde se deu um comício e um concerto musical; em seguida alguns manifestantes avançaram em passeata até à sede do partido neonazista Aurora Dourada, localizada a alguns quilômetros do Parlamento.
Nos arredores da sede da gangue neonazista, a cerca de 100 metros, a polícia de choque bloqueou o caminho da passeata. Logo após a chegada dos blocos anarquistas neste ponto, irromperam conflitos entre policiais (que arremessaram bombas de gás lacrimogêneo) e manifestantes, que responderam com pedras e coquetéis molotov. Foram realizadas 62 retenções preventivas e 4 prisões.
Neste dia, também ocorreram manifestações antifascistas de rua em outras cidades gregas, inclusive no exterior.
Fotos:
http://www.social-revolution.gr/2013/09/25-2013.html
Vídeo:
Sede de jornal sensacionalista é atacada
Em 26 de setembro, a entrada dos escritórios do jornal sensacionalista “Proto Thema” em Atenas foi vandalizada (foto em anexo) por um grupo de 30 ativistas. O jornal publicou na primeira página uma foto de Pavlos Fyssas ferido, nos braços da sua namorada. “Proto Thema” é conhecido por direta e indiretamente promover a gangue neonazista Aurora Dourada.
“Estado e nazistas assassinam juntos”
Em 28 de setembro, realizou-se no subúrbio ateniense Nea Smirni, uma das manifestações antifascistas mais massivas e combativas dos últimos tempos. Mais de 1.500 pessoas participaram da concentração na praça do bairro e cerca de 800 na passeata. A maioria das pessoas ficou no bloco anarquista. O tema central foi “Estado e nazistas assassinam juntos”.
Fotos:
https://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1494721
Notícia relacionada:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/09/22/grecia-assassinato-de-antifascista-por-batalhao-de-assalto-do-bando-neonazista-aurora-dourada/
agência de notícias anarquistas-ana
Gota de orvalho
Na corola dum lírio:
Joia do tempo.
Erico Verissimo
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!