Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Outubro / 01 / [Uruguai] A resistência está nas ruas

[Uruguai] A resistência está nas ruas

By A.N.A. on 1 de Outubro de 2013

jue

[A seguir, crônica sobre a manifestação realizada em Montevidéu, no dia 26 de setembro, contra as várias faces da repressão.]

“Os golpes que foram sentidos são constantes e vividos todos os dias nos bairros. É da natureza da repressão […]. Não queremos tomar o poder, vamos contra o poder, e isso os desconcerta. Queremos tudo e não negociamos nada. Liberdade e auto-organização, respeito, apoio mútuo, reciprocidade. Abaixo os algozes, viva a ação direta. Tirem suas mãos de nossos companheiros!”

Assim terminava a segunda proclamação que as companheiras leram em frente ao prédio do Ministério do Interior. A raiva contra cada policial se sentia em cada palavra, em cada coração de cada companheirx. Durante toda a marcha da última quinta-feira, 26 de setembro, o canto contra a polícia, os políticos e os meios de comunicação foram sentidos alto e claro. Centenas de gargantas cantavam o refrão de uma música de uma banda companheira: “para desinformar eis os meios [mídia], para reprimir a polícia, para submeter o trabalho, para contaminar celulose e mineração”. Desde o início tambores e bateristas, bombas de som e grafite adornavam a marcha com a sua força, quebrando a agonia diária desta cidade anestesiada…

Doble vallado. Policiais em formação com capacetes, escudos e protetores de perna. Chanchitas de retorno. Policiais com poderosos holofotes para filmar e fotografar os manifestantes de longe. Uma invasão policial que dava verdadeiro nojo.

Do outro lado, nós: xs que lutam por um mundo sem oprimidos nem opressores, sem submissão, um mundo livre e solidário.

Em menos de um mês, a polícia efetuou mais de 30 prisões a companheirxs – 2 processados, 7 aguardando a condenação… Nossa solidariedade se faz carne, nossa luta vai tomar as ruas, xs companheirxs agitando as ruas de cada cidade, em cada bairro, dentro e fora de Montevidéu… e que foi-se chegando, ao centro do poder, a essa parte da região repugnantemente controlada. E foi-se chegando, para gritar alto que, contra repressão, nos opomos com nossa solidariedade e ação. Via-se na cara deles, se escutava em sua voz: estavam nervosos, porque como dizia a proclamação: “Não queremos tomar o poder, vamos contra o poder, e isso é desconcertante para eles”.

Saudações, companheirxs!

A-Infos Uruguai

 

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/09/08/uruguai-comunicado-de-la-solidaria-frente-aos-ultimos-atos-de-repressao/

agência de notícias anarquistas-ana

Poucos vagalumes,
e a costureira não pôde
enfiar a agulha.

Abel Pereira

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo, Repressão | Tagged Montevidéu, Uruguai

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários