Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Outubro / 01 / [Grécia] Tessalônica: Reocupação da okupa Orfanotrofío e nova expulsão pelas forças de repressão

[Grécia] Tessalônica: Reocupação da okupa Orfanotrofío e nova expulsão pelas forças de repressão

By A.N.A. on 1 de Outubro de 2013

https://www.youtube.com/watch?v=cpbOj5GYrfg

Neste sábado, 28 de setembro de 2013, um grupo de pessoas reocupou a okupa Orfanotrofío (Orfanato), em Tessalônica. Algumas semanas antes, em 2 de setembro, a polícia havia expulsado pela segunda vez o edifício da okupa, prendendo sete pessoas, que no dia seguinte foram julgadas e absolvidas de todas as acusações contra elas. A primeira operação policial foi realizada em 2 de julho de 2012.

Logo após a reocupação, a polícia invadiu o prédio e prendeu os okupas que haviam se reunido no telhado do prédio, desfraldando uma faixa que dizia “Reocupada” e gritando palavras de ordem. Ao mesmo tempo, outras forças de segurança haviam bloqueado o caminho de 50 solidários que se concentravam perto do prédio.

A polícia prendeu todos os okupas e procedeu à retenção preventiva de 30 pessoas encontradas nas proximidades da okupa. Às 17 horas, aconteceu uma assembleia na Faculdade de Física e Matemática, a fim de coordenar as ações de solidariedade com os detidos. No domingo, 29 de setembro, às 9h30, no centro de Tessalônica, será realizada uma concentração em solidariedade com os 30 detidos.

O edifício de Orfanotrofío está ocupado desde outubro de 2006. O primeiro proprietário legal do edifício da okupa foi o Ministério da Saúde. No ano passado, o Ministério transferiu o prédio para a Igreja da Grécia. Em comunicado do grupo Movimento Antiautoritário de Tessalônica, emitido poucos dias depois e intitulado “Igreja S.A.: A coprotagonista (insidiosa) da podridão”, lê-se o seguinte: “Suas imensas riquezas, isentas de impostos, suas enormes quantidades de terra, assim como seu envolvimento em escândalos políticos e econômicos, levando à conclusão de que a Igreja é muito mais do que um “organismo espiritual”. No exemplo acima, vem se juntar a sua caridade altamente divulgada. Permanece um mistério “quantos milhões de euros chegam a seus cofres fortes, a partir de doações dos fiéis, das subvenções de ONG´s e do financiamento do Estado, como um pretexto para reforçar a sua caridade”.

 

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/09/22/grecia-marcha-motorizada-em-solidariedade-as-okupas-em-atenas/

agência de notícias anarquistas-ana

tanta poesia no gesto
nenhum poema
o diria

Alice Ruiz

Compartilhe:

Posted in Espaços Autônomos, Mundo, Repressão | Tagged Grécia, Okupa, tessalônica

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Marcela Sperandio Rosa em [Rio de Janeiro-RJ] Lançamento: “O voo do menino-pássaro”, de Marcela Sperandio25 de Novembro de 2025

    Obrigada por compartilhar! Tmj!

  2. moésio R. em [Uruguai] Responder ao capitalismo, exemplos de auto-organização e apoio mútuo como parte de projetos amplos de transformação social21 de Novembro de 2025

    opa, vacilo, vamos corrigir... :^)

  3. Domingo gomez rojas em [Uruguai] Responder ao capitalismo, exemplos de auto-organização e apoio mútuo como parte de projetos amplos de transformação social18 de Novembro de 2025

    compas, ollas populares se referem a panelas populares, e não a ondas populares, é o termo usado pra quando se…

  4. pedalante em A Poesia como Ação Direta: Versos que Desobedecem e Desmantelam24 de Outubro de 2025

    Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!

  5. Letícia em A Lição da Rua: Por Que os Evangélicos Estão na Frente?18 de Setembro de 2025

    boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários