Por Juan Eduardo Rivas
Olá, escrevo em nome da EUTRAPELIA Livros. Este cantinho de livros leva este nome em homenagem ao proeminente escritor JOSE SANTOS GONZALEZ VERA, que durante a sua vida cultivou um profundo espírito libertário, refletindo em várias obras literárias, tais como: “Vidas mínimas”, “Quando eu era um menino” e “Eutrapelia”. Suas ideias, essencialmente ácratas – expressam-se na seguinte frase: “Convencidos de que a sociedade permanece e progride pelos esforços constantes de seus membros, queremos que retribua esse esforço, este sacrifício, dando plena satisfação para as necessidades materiais e intelectuais de cada um”. Em meados do século passado, foi condecorado com a maior honraria dada às letras nacionais.
Realizada esta apresentação, gostaríamos de estender um cordial convite, para que visite a EUTRAPELIA Livros, um agradável recanto de livros – independente e pluralista – para os amantes da boa leitura.
Anteriormente, fiz parte do comitê fundador da Ediciones Espíritu Libertario (Espírito Libertário Edições), que durante uma década fez várias publicações para difundir as ideias libertárias: A ideologia anarquista de Angel J. Cappelletti; Textos anarquistas de Mikhail Bakunin e Luigi Fabbri; Crônicas anarquistas da subversão esquecida de Oscar Ortiz e Contribuição para a história do anarquismo na América Latina de Luis Vitale; Nem vítimas nem algozes de Albert Camus e Notas sobre a viagem de Albert Camus ao Chile de Juan Rivas e Nibaldo Mosciatti; Anarquismo de Noam Chomsky; O anarquismo na globalização de Osvaldo Escribano; Mulheres e imprensa anarquista no Chile (1897-1931), um trabalho de compilação por Adriana Palomera e Alejandra Pinto; Nietzsche, Freud, Marx de Michel Foucault.
EUTRAPELIA Livros está localizado em San Ignacio de Loyola Nº 75 Local 21, Barrio Dezoito, Centro Comercial La Galeria, Santiago, Região Metropolitana, Chile. A poucos passos da estação de metrô La Moneda.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, 12h – 20h.
agência de notícias anarquistas-ana
Há trafego intenso —
Vendo o ipê amarelo
Meus olhos descansam.
Sonia Regina Rocha Rodrigues
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!