Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2013 / Dezembro / 10 / [Grécia] 6 de dezembro: Ninguém na classe, todos a rua

[Grécia] 6 de dezembro: Ninguém na classe, todos a rua

By A.N.A. on 10 de Dezembro de 2013

145991

[Texto publicado na página web “Contra-ataque Estudantil”, sobre o aniversário do assassinato de Alexis Grigoropoulos pela Polícia em 6 de dezembro de 2008 e a rebelião que ocorreu na sequência.]

Cinco anos atrás, em 12 de dezembro de 2008, o estudante de 15 anos Alexis Grigoropoulos foi morto pelo policial especial Korkoneas. A rebelião de jovens que sucedeu o assassinato, protagonizada por estudantes do ensino médio, revelou o verdadeiro papel da Polícia, ou seja, que ela não existe para proteger os cidadãos, mas para reprimir, prender e até mesmo matar os trabalhadores, a juventude, a quem se opõem aos planos do governo e dos empregadores. Esta rebelião pavimentou o caminho para todas as lutas importantes que vemos até hoje.

Cinco anos depois, o governo de Samarás assassina diariamente. Assassina com a pobreza, miséria e o desemprego, onde taxas referentes aos jovens nessas condições é de cerca de 70%. Como uma ditadura moderna, ataca todos os nossos direitos. Não só nos priva do futuro, mas também do presente, dissolvendo a Educação pública. Com a “Escola Secundária Nova”, introduziu uma lei aprovada em setembro passado, e com a demissão de 2.500 professores, planeja fechar as escolas de ensino médio e deixar milhares de estudantes de fora delas, porque converte o ensino médio em uma maratona de exames, através do quais poucos conseguirão entrar na faculdade ou, inclusive, graduar-se. Quanto às escolas secundárias técnicas, estão se dissolvendo, porque das 110 especialidades (faculdades) só ficaram apenas 23!

O plano do governo e da Troika é converter-nos em escravos modernos a trabalhar por quatro peras, como e quando querem nossos empregadores – e tudo isso acontece para que o sistema capitalista podre supere sua crise. Por esta razão, usam mais e mais policiais e forças antidistúrbios, acusando de terrorista qualquer pessoa que resiste. A Polícia que naquela época matou o Alexis, agora está atacando de uma forma ainda mais violenta os trabalhadores e os jovens. É o único aliado que restou ao governo.

O 6 de dezembro para os estudantes é um dos dias mais importantes. É o dia em que lembramos qual é o futuro que nos preparam os governos. É também o dia em que nos lembramos que os estudantes não só podem lutar, mas também podem fazer tremer os governos. Não é apenas um dia de lembrança, mas um dia de luta; que a ofensiva que recebemos é muito maior do que nos fez ir para as ruas em 2008, que devemos nos inspirar na revolta de dezembro e organizar um novo dezembro, uma nova rebelião que tenha como objetivo arrastar o resto da sociedade – para derrubar a ditadura do governo e da Troika, para salvar nossas escolas, para parar o terrorismo dos antidistúrbios, para reivindicar o futuro que merecemos e não o que estão nos preparando.

• Abaixo a ditadura do governo e da Troika!

• Abaixo a “Nova Escola” – Não as demissões de professores!

• Dissolução das forças antidistúrbios!

• A esmagar os fascistas e a repressão!

Contra-ataque Estudantil

agência de notícias anarquistas-ana

nuvem parada
beijada pela brisa
fica molhada

Carlos Seabra

Compartilhe:

Posted in Movimentos Políticos & Sociais, Mundo, Repressão | Tagged Alexis Grigoropoulos, Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários